sexta-feira, 15 de maio de 2009

Atos 11.1-18 0 A Igreja Inclusiva se Institucionaliza


Deus Não Faz Distinção de Pessoas - A Igreja Inclusiva se Institucionaliza

O que significa a sigla CNPJ ? (cadastro nacional da pessoa jurídica)

Pois bem, nesse estudo de hoje vamos ver a Igreja Cristã conseguindo seu CNPJ. A partir desse momento na história da Igreja Cristã ela será reconhecida como instituição, estruturada, organizada e reunida sob um padrão excelente de comportamento, ditado pelo próprio Jesus, através do seu comportamento imaculado em cumprimento à Palavra de Deus.

O que significa RIC?

(Registro de Identidade Civil – novo nome da carteira de identidade no Brasil a partir de 2009)

Todo cidadão, antes de sair de casa, deve verificar se tem consigo o seu RIC, sua carteria de identidade. Quem está com a sua na carteira ou na bolsa, pegue por um momento e me diga o que ela fala de você (Não precisam falar a idade J )

Como podemos ver, esse papelzinho é fundamental para sua identificação, porque:

- Diz que você existe.
- Diz quem são os seus pais.
- Diz o local e onde você nasceu e quando.
- Diz sua altura
- Diz a cor de seus olhos
- Tem a sua impressão digital
- Tem a sua fotografia, mostrando quem você é.

No livro de Atos estamos estudando o início da expansão da Igreja de Cristo. Com essa expansão, “essa saída de casa da Igreja”, ou seja, dos limites de Jerusalém, surge a necessidade muito fundamental que é estabelecer a Identidade dessa Igreja. Sem essa identidade bem explicadinha para ser seguida a risco, haveria o perigo de descaracterizar a genuína e única Igreja de Jesus.

Com o trabalho dos missioários, a Igreja começou a se multiplicar em número e mais distante geograficamente do centro de Jerusalém.

Samaria – Filipe pregou e houve conversão – Atos 8.5 “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo”

Quando a igreja central em Jerusalém ouviu que os samaritanos estavam se convertendo, viu a necessidade de enviar Pedro e João, para que eles verificassem se era verdade, se os SAMARITANOS eram realmente convertidos. E, eles eram, graças a Deus. Porque lemos que:

“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo” Atos 8.14 e15.

E bom lembrar o porquê dessa desconfiança – OS JUDEUS NÃO SE DAVAM COM OS SAMARITANOS

Apesar de ser um tópico de uma outra lição, é interessante lembrar a origem dessa inimizade entre os judeus e os samaritanos.

Quando o povo de Israel pecou, abandonando o Senhor, Deus permitiu que fossem deportados para serem escravos na Assíria. E na região onde eles antes tinham suas habitações, Deus permitiu que outros povos viessem habitar ali.

Esses povos que passaram a morar na região da Samaria vieram de várias partes da Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvain.

Eles apenas temiam a Deus como alguém que poderia exterminá-los a qualquer momento MAS eles não o amavam para obedecer a Sua Palavra. Era apenas temor sem amor. Veja o que nos diz II Reis 17.33:

“Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus deuses, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados.”


Agora podemos voltar ao contexto de Atos e entender porque houve necessidade do próprio Pedro, um dos líderes, ir pessoalmente, verificar isso que estava acontecendo em Samaria. Os inimigos agora eram irmãos. Oh, glória a Deus! Que poder maravilhoso tem o sangue de Jesus!!!

“E agora? O que vamos fazer?” Provavelmente o grupo em Samaria perguntou isso. Esse grupo de irmãos da Samaria precisava de diretrizes, parâmetros, orientação sobre o que fazer e o que não fazer também. Eles queriam ser iguais a Igreja de Jerusalém.

Bem, dessa realidade, surgiu a necessidade do que chamamos Instucionalização da Igreja. Porque havia o perigo de cada grupo começar a fazer o que bem entendesse e ai, como o nome de Igreja Cristã, escandalizar o nome de Jesus, contrariando o seu ensino.

CESARÉIA E SUA IMPORTÂNCIA NESTA INSTITUCIONALIZAÇÃO

Quando uma boa nova traz desconfiança? Nessa situação que vamos ver agora, por causa do preconceito.

Chegou aos ouvidos dos líderes da Igreja de Cristo em Jerusalém a notícia que os romanos, considerados gentios, sanguinários e iníquos, também estavam se convertendo às boas novas de Jesus Cristo, aceitando-O como Senhor e Salvador.

Temos que nos situar no tempo e no espaço para entender como as coisas aconteceram:

- A igreja em Jersusalém começou com judeus que se converteram a Jesus. Jesus mesmo era um judeu.
- Jerusalém era e ainda é a cidade dos judeus.
- Os romanos e outros povos sempre perseguiram os judeus, como se vê até hoje.
- Os judeus tinham pavor dos romanos por todas as atrocidades e injustiças cometidas.

Pois bem, nesse cenário, veio Jesus e ensina a amar os nossos inimigos, a perdoar-lhes, porque não sabem o que fazem.

Os novos crentes em Jesus estão engatinhando na fé. Ainda têm muita coisa de Judaísmo nas veias e no coração. Precisam ser burilados pelo Espírito Santo para darem espaço a atuação do Espírito em suas vidas e serem transformados. E isso se dá através de EXPERIÊNCIAS.

Quando os membros da igreja em Jerusalém ouviram que os gentios (não israelitas) tinham sido batizados no Espírito Santo, aceitaram Jesus como Senhor e Salvador, alguns provavelmente disseram ou pensaram:

- O quê? Vou ter que chamar um romano de irmão?
- Vou ter que tomar a Ceia com um grego gentio?
- Gente, esses gentios não são circuncidados, como podem fazer parte da assembléia de Cristo?
- Ai, ai, ai, tá difícil ser cristão assim!

Eu imagino que essas e outras piores exclamações surgiram nas discussões entre os membros da Igreja de Jerusalém, o que obrigou o apóstolo Pedro a relatar a EXPERIÊNCIA que teve da visão maravilhosa

“E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta. E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu. Atos 10.9-16

A PRIMEIRA VIAGEM DE PAULO E SUA IMPORTÂNCIA
NESTA INSTITUCIONALIZAÇÃO (At 15.1-5).

Como fruto dessa primeira viagem de Paulo 9 (nove) grupos ou núcleos da igreja foram organizados em várias localidades: Selêucia, Salamina, Perge, Antioquia da Pisídia, Icônio, Listra, Derbe e Atália.

E agora? Esses também agora são cristãos. Será que eles teriam que ser circuncidados fisicamente, como os judeus são?

Bem, isso foi o que queriam alguns crentes da Igreja de Jerusalém. Mantenham sempre em mente que eles eram judeus. Nesse particular sobre a circuncisão, alguns, provalmente ex-fariseus, mas ainda presos aos rituais da Lei, achavam que para serem “iguais” os ex-gentios teriam que ser circuncidados.

Na verdade todos somos circuncidados e a Lei foi cumprida em Jesus, mas a circuncisão é do coração, mas eles ainda não entendiam isso.

Irmãos, para se entender o que o Espírito diz à Igreja é necessário estarmos em sintonia com Ele. Como num rádio precisamos estar na estação certa para ouvir a voz do locutor. Sem sintonia com o Espírito Santo, não há compreensão clara da vontade de Deus.

Mas Pedro estava em sintonia com o Senhor e calou a boca de muita gente com a seguinte afirmação, do capítulo 15

“E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem. E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós; E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também. Então toda a multidão se calou..” Atos 15.7-12

A partir dessa palavra de Pedro, todos os grupos que se reunissem em nome de Jesus teriam que considerar que:

“somos um povo só, igreja do Senhor, desde que o Espírito Santo nos unificou pela fé”




O PRIMEIRO CONCÍLIO ECLESIÁSTICO E SUA IMPORTÂNCIA NESTA INTITUICIONALIZAÇÃO – Atos 15.6-31


Estamos diante de uma situação que por hora estava resolvida, o apóstolo Pedro calou a boca daqueles naquele momento, mas é daí para frente? Ele não estaria presente em todas as reuniões e em todos os lugares ao mesmo tempo. E no futuro? Como situações de divergências poderiam ser contornadas diante da apresentação da vontade de Deus?

Como resposta a todas essas perguntas surgiu então a Igreja Instituição, com:

- seus parâmetros
- seus planos
- sua organização
- seus limites
- e sua obediência à Palavra de Deus

Vemos nessa reunião conhecida como Concílio (A palavra concílio vem do verbo conciliar = harmonizar, aproximar ou tornar compatíveis.) a intituição organizada da Igreja e seus elementos de funcionalidade harmoniosa.

Podemos destacar o que aconteceu nessa reunião:

congregacionalismo - a comunidade se reuniu num lugar para deliberar (decidir sobre certos assuntos)
parlamentarismo – direito de se expressar verbalmente democraticamente.
liderança – a igreja se reunia e os líderes estavam presentes e controlavam os ânimos mais alterados.
Ordem – Pedro assume a posição de pastor e líder, os outros se calam. Ele introduz o assunto, o motivo da reunião.
Relatório - Depois Paulo e Barnabé têm a vez de relatar o testemunho da viagem missionária, contando sobre a conversão de inúmeras pessoas de todas as tribos e raças.
Decisão – “O líder inicia o processo de decisão, manisfestando a posição que deveriam chegar como igreja-mãe (15.13-21)”.
O plenário chega a uma conclusão, de maneira unânime nesse assunto e os mensageiros saem da reunião com a tarefa de comunicar a decisão, através de carta, a todas as igrejas espalhadas no mundo. Como se lê em Atos 15.22-31

“E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.30 Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.31 E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.”


CONCLUSÃO

Irmãos, aprendemos muitas coisas com esse estudo.

Vemos que a Igreja do Senhor Jesus é inclusiva no que diz respeito ao fato de Deus NÃO FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS, como nos diz o apóstolo Pedro “mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.”

MAS, o diabo, nosso adversário, está sempre tentando tirar de Deus a glória e usa como estratégia a mesma palavra Inclusiva, para designar em nossos dias igrejas que se mostram muito boas e compreensivas que estão de portas abertas para todos, sem se preocupar com a mudança de comportamento e com o arrependimento. Não se importando que seus membros continuem com suas práticas imorais e contrárias à Palavra de Deus. Querem incluir tudo. Mas não é assim que Deus fala. Não o Deus que tem o Paraíso preparado para aqueles que se arrependeram, confessaram os pecados e aceitaram Jesus como único e suficiente Salvador.

PORTANTO estejam bem atentos: A Igreja de Jesus é INCLUSIVA SIM, no que diz respeito ao fato de Deus estar de braços abertos e pronto a perdoar a TODOS que se arrependam dos seus pecados e os abandone por amor a esse Deus Maravilhoso que deu o seu único Filho para nos salvar. E como fruto de amor, obedecer em tudo a Ele, de acordo com o que Ele fala em sua Palavra a Bíblia Sagrada.

MAS A IGREJA DE JESUS NÃO é INCLUSIVA NO SENTIDO DE COMPROMETER O QUE A BÍBLIA NOS ENSINA.

Vemos que nosso Deus é muito organizado e as coisas de Deus têm que ser assim.

Ele sempre determina o que podemos fazer e o que nao podemos fazer.

Ele sempre fez isso. Quando Deus atribuiu tarefas a Adao e Eva Ele falou tudo que eles poderiam fazer e uma coisa que nao poderiam. Assim, Ele estava determinando os parametros da organização da humanidade.

No livro de Atos vemos a organização da Noiva do Cordeiro, comprada por um preço altíssmo pelo noivo, Jesus Cristo, que deu seu próprio sangue por ela, tanto que é o Seu Amor.

Quando falamos em noivos, falamos em casamento e logo pensamos em planejamento, organização, detalhes bem cuidados, harmonia, para que tudo sai da melhor maneira possível.

Na união da Igreja com o Noivo, Jesus, é também como todo casamento.

Há muita coisa que planejar para tudo dar certo e para SEMPRE. Estamos falando aqui de ETERNIDADE.

A Igreja está sendo preparada como noiva para o tão esperando encontro com o Noivo Jesus que se dará em breve. Maranata! Ora vem Senhor Jesus! Amém!

Que o Senhor a todos abençoe é a minha oração!