terça-feira, 25 de março de 2008

Crônica 02 - A Criação do Homem e sua Queda – Gênesis 1:26, 27 e 3:1-13


V26, 27 - O homem foi criado no sexto dia. Os dias da criação eram formados por vários dias de 24 horas para que a Terra sofresse as modificações, as transformações e as adequações a fim de receber os seres viventes dos reinos vegetal e animal.
O homem compartilha a sua natureza tanto com Deus quanto com os animais. Ele é aparentado com os animais mas possui também a imagem de Deus. A imagem de Deus no homem se caracteriza pela comunhão entre ele e Deus e também pela inteligência dada por Deus para que ele possa dominar todos os animais. Os animais têm uma alma e o homem é uma alma.
V. 1-3 – A serpente simboliza as forças do mal que influenciaram aquela primeira família a pecar. Satanás usou aquele animal para colocar a mulher e o seu marido contra Deus: “É verdade que Deus proibiu vocês de comerem os frutos das árvores?” Eva respondeu dizendo que Deus era bom, pois os proibira apenas de comerem o fruto de uma das árvores para não morrer, porém dos outros frutos poderiam comer à vontade.
Ao comer os frutos da Árvore da Vida ou do Conhecimento, o homem perdia a inocência. Os frutos não matavam o homem fisicamente falando e sim espiritualmente, pois a desobediência a Deus é pecado e ele faz com que o homem perca a comunhão, a amizade, o bom relacionamento com Deus e assim o homem está morto.
V. 4, 5 – Deus se referia à morte espiritual e a serpente sabia disso, porém fez com que Eva pensasse que a morte fosse física. Fez também com que Eva se sentisse privada dos seus direitos de saber das coisas através de conhecimento advindo do fruto. Eva concluiu que Deus estava mantendo-os ignorantes e isso fez com que ela ficasse em dúvida e até ligeiramente revoltada com Deus.
V.6 – Eva tocou no fruto impusivamente pensando que seria fulminada. Como nada lhe aconteceu, ela comeu e deu ao seu marido.
V.7 - O casal vivia inocentemente e sem pecado. Dali pra frente a maldade entrou em seus corações, tanto é que descobriram que estavam nús. Que bela descoberta, será que compensou? Deus não é contra a sabedoria e o conhecimento. Ele ia dar para eles os conhecimentos evolutivos (como tem feito com todos nós através dos tempos), mas na hora certa.
V.8 – Adão e Eva se esconderam de Deus, como fazem todos aqueles que estão em pecado. Quando o crente perde a comunhão com Deus, ele perde a alegria, não canta, não ora, não louva, não prega o Evangelho, não participa da Ceia do Senhor. Acaba fugindo do Templo, da presença de Deus, se escondendo.
V.9 – Se esconder de Deus não resolve o problema do homem. Quanto mais ele se esconde, mais complica a sua situação diante de Deus. Deus sempre o encontrará e
V. 10 gritará: “Onde estás”? O homem deve responder: Eis-me aqui, Senhor; confessar todos os seus pecados a Deus. Deus se interessa pelo homem, Deus se preocupa com o homem, Deus ama o homem e Deus perdoa o homem. Ele está sempre de braços
V. 11 abertos para receber o homem de volta com muito amor e carinho.
V.12 – Adão colocou a culpa na sua mulher por ter comido do fruto proibido como fazem muitos hoje em dia. Encontram sempre uma desculpa para justificar a sua desobediência. Todos nós fomos afetados por aquela atitude de Adão e Eva. Já nascemos com o pecado congênito e não podemos nos livrar dele com os nossos próprios meios. SÓ POR JESUS.
V. 13 – Aquela mesma serpente que enganou Eva continua viva. Continua atuante, fazendo com que o homem amontoe fardos de pecados sobre si, além daquele já herdado de Adão. O homem é livre, tem livre arbítrio para escolher o seu caminho mas não é livre para escolher as conseqüências da sua má escolha. Pense nisso.