quarta-feira, 6 de maio de 2009

Apocalipse 9.1-12 - A Quinta Trombeta

V 1 Os antigos relacionavam as estrelas com anjos. Aqui a estrela é personificada, se torna um anjo maligno executando um ato com a permissão de Deus (Estrela-Anjo). Ela/ele não tinha a chave do poço do abismo, a chave foi-lhe dada para essa ocasião.
V 2 Na concepção teológica antiga, o Universo era formado por três andares. O abismo (uma fenda ou abertura) estava localizado no mundo subterrâneo. Ele era o local de habitação provisória dos demônios e espíritos decaídos; uma espécie de reservatório do mal. Parece que era um poço com uma única porta ou tampa no alto. quando a tampa era removida, a fumaça saía em borbotões, obscurecendo o sol e enchendo ou contaminando o ar (esse abismo não é o Inferno de Apocalipse 11.7, 17;8 e 20.1 e 3).
V 3 - 5 As Locustas Demoníacas (gafanhotos) têm uma tradição literária (Êxodo 10.12-20) e foi o assunto de uma das descrições mais vívidas dos registros antigos (Joel capítulos 1 e 2). João achava que os perseguidores do Cristianismo mereciam e iriam receber tal tratamento, isto é, serem mordidos pelos ganfanhotos, cujas mordidas eram semelhantes as dos escorpiões, muito dolorosas e até fatais, dependendo do local e do mês do ano.
No entanto, a essência da mensagem é mostrar o tormento dos incrédulos. O tormento duraria cinco meses (tempo de vida de um gafanhoto). Durante cinco meses apenas, Deus mostra que está dando uma oportunidade para o arrependimento.
Os gafanhotos não atacam os cristãos pois estão marcados ou selados. Vemos agora que os 144 mil são o povo de Deus na Terra, sem distinção de nacionalidade. Esta insenção sugere que o sofrimento é espiritual pois fisicamente os cristãos não foram poupados.
Os cristãos e não-cristãos estão sujeitos as mesmas calamidades, catástrofes, acidentes, assaltos, roubos, sequestros, doenças, inflação, desemprego. Há alguns que não aceitam isso e dizem que aqueles que são atingidos não têm fé em Deus ou fizeram algo errado aos olhos de Deus e, por isso, estão sendo punidos. Chegam a dizer: "Eu não aceito, Senhor..."
A morte física é sofrida por todos, porém a espiritual, só os não-crentes (aqueles que não confessram seus pecados a Jesus e não aceitaram o sacrifício dele como Salvador) a sofrem; justificando assim o que está escrito em Romanos 6.23 "Porque o salário do pecado é a morte..."
V 6 O sofrimento (consciência culpada) é tão grande qe os incrédulos procuram escapar pela morte, mas é lhes negado este alívio. Que aflição, que sofrimento, que desespero, que agonia a pessoa querer morrer para se livrar da dor (consciência pesada) e não poder.
O objetivo do Apocalipse era encorajar os cristãos para que continuassem firmes na fé, pois o Império Romano ia cair e a causa de Cristo seria vitoriosa. Isso já acontece, porém as profecias relacionadas ao Julgamento Final ou Dia do Juízo ainda não se cumpriram. Por isso mesmo precisamos pregar o Evangelho, chamar, exortar, ensinar, cantar, dizimar, ofertar, escrever, ler, testemunhar; para que mais pessoas escapem da morte espiritual, através de Jesus Cristo, e assim, estarão livres daquele estado de querer morrer e não poder.
V. 7 - 12 Os gafanhotos guerreiros e coroados (simbolizam autoridade), inteligentes (rosto de homem), cabelos compridos (soldados partos), dentes leoninos (apetite insaciável), escudos protetores (couraças escamadas) e ruidosos (carruagem de guerra correndo para a batalha - Joel 2.5).
O ataque é comandado por um rei (Provérbios 30.27), Abadom ou Apoliom (Destruidor ou Destruição).