sexta-feira, 6 de março de 2009

Carta de Jesus à Igreja de Laodicéia - Ap. 3:14-22


A cidade de Laodicéia ficava no vale do rio Lico, a 16km da cidade de Colossos e a 10 km da cidade de Hierápolis. Laodicéia era a principal cidade comercial da região. A criação de ovelhas e a a produção de lã preta contribuía para aumentar a riqueza da cidade. Em 60 d.C um terremoto destruiu parcialmente a cidade. O imperador romano da época ofereceu recursos, mas a cidade agradeceu a ajuda. Epafras deve ter sido o missionário que iniciou os trabalhos cristãos em Colossos e Laodicéia. (Cl 1.7 e 4.12 e ss).

V.14 - Cristo se identifica como o Amém, isto é, o Fiel e Verdadeiro e confirma a Sua presença por ocasião da criação. O princípio da criação de Deus, signfica "que é a origem de tudo o que Deus criou". Deus é a fonte primária e Cristo é o agente da criação (João 1.3 - Colossenses 1.16 e Hebreus 1.2).
VV 15 e 16 - Esta Igreja recebeu a mais severa repreensão por parte de Jesus por ser uma Igreja morna em sua fé, sem entusiasmo para o Trabalho, sem levar em consideração a urgência da expansão do Reino de Deus entre os homens, sem amor à Causa e ao homem pecador que estava morrendo sem salvação. Ainda hoje vemos o mesmo estado de letargia espiritual, a preguiça, a ociosidade, a omissão, o comodismo e o egoísmo de várias igrejas, caracterizando-se como "Igrejas Mornas".
A Igreja sendo fria (indiferença completa e manisfesta), há esperança dela se tornar quente (de zelo fervoroso), porém em sendo ela morna, é uma Igreja hipócrita e sem solução de acordo com a ótica divina. O vômito é a reação natural de quem bebe água morna. Uma Igreja assim tem muitas contas a prestar a Deus pois o Juízo será implacável para os que conhecem a Verdade e transgridem, se omitem, se escondem e se acomodam egoisticamente (querem a salvação para si próprios).
VV 17, 18 - A cidade se dedicava ao comércio de três gêneros importantes e essenciais para a sua sobrevivência. O Senhor Jesus Cristo as menciona para ilustrar a atitude da Igreja; sofria a influência do modo de vida da cidade.
a) A cidade era o centro bancário da região. Enormes fortunas estavam depositadas na cidade de Laodicéia. Por causa disso seus habitantes eram arrogante, orgulhosos e independentes. Diziam que tinham muito ouro e não precisavam da ajuda de ninguém, inclusive os cristãos, pois a riqueza ensoberbece o homem.
b) A cidade comercializava com lã negra acetinada com a qual se confeccionavam lindos vestidos, procurados por todas as nações.
c) A cidade possuía uma escola médica que vendia um remédio para os olhos. Era uma espécie de laboratório terapêutico. Viajantes que ali aportavam, após estafantes caminhadas pelos areais desérticos sob o sol inclemente, encontravam naquele unguento o suspirado alívio para os seus olhos congestionados.
Possuíam riquezas materiais porém espiritualmente estavam quebrados e na miséria. Jesus os desafia para comprarem colírio para que possam enxergar as condições precárias em que estavam. Tanto o ouro quanto as vestes brancas e o colírio só poderiam ser comprados por intermédio de Jesus. O ouro nos bancos, a lã das fábricas e o colírio do laboratório não eram suficientes para satisfazer as suas necessidades espirituais.
V.19 - Vemos agora João, inspirado pelo Espírito Santo, mudando de repreensão para uma declaração de afeição. Citando Provérbios 3.12 João diz que a repreensão era resultado do amor de Cristo por eles. A admoestação para que fosse zelosos significa abandonar a complacência que produzia a mornidão. O arrependimento está presente em todas as Cartas pois ele é imprescindível em todas e quaisquer pregações, exortações, argumentações e apelos. O arrependimento corresponde ao ABC ou os primeiros passos de uma criança quando começa a andar seguida pelas mãos zelozas de sua mãe. No momento do arrpendimento, Deus acolhe o homem nos Seus braços e ninguém o arranca dEle.
V. 20 - A Igreja de Laodicéia tinha tudo, menos Cristo. Ele permanecia do lado de fora do Templo e do coração de cada membro. Ele continua à porta pedindo entrada. Ele quer sentar à mesa e cear com o homem arrependido, isto é, Ele quer amizade e íntima comunhão com o homem de modo pessoal e coletivo (Igreja).
VV 21 - 22 - A promessa é para aquelas que vencerem. Jesus estava do lado de fora da Igreja de Laodicéia e ela estava do lado de fora do Reino de Jesus. Se você deixar Jesus do lado de fora do seu coração, fique sabendo que você está fora do Céu.
"Mas o Altíssimo não habita em Templos feitos por mãos de homens..."