sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Carta de Jesus à Igreja de Filadélfia - Ap. 3. 7-13

A cidade de Filadélfia foi construída em 59 a.C. por Átalo II para ser o centro de expansão da língua, cultura e costumes gregos. Filadélfia é derivado de filadelfo (amigo do irmão) pois o rei Átalo II quis homenagear o seu irmão Eumene.

Estava localizada na província da Lídia, porém no distritio administrativo da cidade de Sardes, a 45 km desta. Ficava em um planalto, solo vulcânico, bom para a agricultura, principalmente de uvas produzidas nas aldeias circunvizinhas.

A principal divindade pagã adorada nas aldeias era Dionísio, devido ao seu relacionamento com a uva, pois esse era considerado o deus do vinho. Em 17 d.C, a cidade foi destruída por um terremoto. Tibério, imperador romano, financiou a reconstrução e recebeu o nome de Neocesaréia em homenagem a ele mesmo, pois todos os imperadores romanos tinham o título de César.

V.7. Jesus Cristo se identifica como sendo Aquele que tem as chaves da salvação e que ninguém pode fechar nem abrir. Só Ele pode, pois é o Rei Eterno e Verdadeiro.

V.8. O elogio aos cristãos de Filadélfia é trípulo: eles têm uma porta aberta que ninguém pode fechar, são féis embora sendo fracos e não negaram o nome de Cristo. A porta aberta significa a oportunidade que a Igreja tinha de pregar o Evangelho (a cidade ficava na fronteira com a Frígia, onde não estava ocorrendo perseguição aparente e por isso mesmo sem empecilho ou impedimento à proclamação do Evangelho). Pode também ser o próprio Cristo que eles já tinham passado por Ele. No entanto, eu prefiro aceitar que a Porta Aberta é o Reino do Messias (ainda por vir) e Cristo garante que ninguém pode excluir aquela Igreja d'Ele. Finalmente, Jesus salienta que apesar de pequena e sem recursos não negligenciou o nome do Senhor nem a Sua Palavra.

VV.9 e 10. Cristo condena o comportamento da comunidade judaica que estava pressionando a Igreja Cristã. São chamados de sinagoga de Satanás por se oporem ao crescimento do Evangelho. Em Isaías 45.14 - Isaías 49.23 - Isaías 60.14 está escrito que os gentios (todos os povos não judeus) haviam de prostar-se diante dos judeus (espiritualmente falando) por serem povo escohido por Deus para levar (partindo de Jerusalém) a Mensagem de Salvação a todos os povos. Os papéis se inverteram. Agora, Jesus está dizendo que os judeus devem se prostar diante dos cristãos (de origem gentia) e reconhecerem que eles (os cristãos) são os eleitos do Senhor.

Não podemos esquecer que a Igreja Cristã foi fundada por um judeu (Jesus) e a propagação do Evangelho foi iniciada pelos judeus. Porém a queixa de Jesus Cristo se baseia no fato de apenas uns poucos judeus creram nEle, contrariando o que Deus ordenou ao escolher os hebreus pare receber o Salvador; então, de modo geral, os judeus falharam.

Como prêmio pela sua fidelidade, Jesus fará com que os perseguidores judeus, que agora realizam a obra de Satã, venham a saber que esses desprezados cristãos são aqueles que Ele realmente ama. Os cristãos, tanto de origem judaica quanto gentia, são os verdadeiros espirituais amados pelo Senhor. Porque guardaram a Palavra com perseverança, e assim, estão livre da HORA DA PROVAÇÃO no final dos Tempos.
OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA são os incrédulos, são aqueles não-regenerados pelo sangue do Cordeiro de Deus. Eles vão sofrer bastante, pois o mundo físico será destruído.

VV 11 a 13 - Guarda o que tens - venho sem demora - coroa - coluna no Templo - nome do meu Deus - a nova Jerusalém - o novo nome. Vamos ver o que signfica as expressões acima.
A vitória está nas mãos deles, mas é preciso perseverança para nãoo perder a coroa (a salvação, a vitória final sobre os romanos e judeus infiéis).

Os que vencerem serão coluna no Templo, isto é, serão homens fortes e indispensáveis para uma estrutura evangélica. Não há Templo na Cidade de Deus conforme vemos em Apoclipse 21.22. O que entedemos aqui é os verdadeiros crentes são colunas no verdadeiro templo de Deus que jamais serão destruídas (como aconteceu com as colunas físicas da estrutura da igreja algumas décadas antes, durante um terremoto), porque não são de pedras, são colunas vivas e firmes, firmadas em Jesus. O Senhor não está se referindo apenas aos líderes, mas a todos os vencedores fiéis, discipulos de Cristo que são ao mesmo tempo pedras vivas e sacerdotes. (I Pedro 2.5-9).

O nome de Deus sobre o cristão o identifica e torna público o senhorio de Deus sobre ele e a proteção de Deus é óbvia (mais adiante veremos como os crentes recebem o nome ou a marca de Deus nas suas frontes).

A nova Jerusalém é o lugar onde os crentes em Jesus Cristo vão viver eternamente ao lado de Jesus. Ter o nome escrito nela, significa ser cidadão morador nela permanentemente. O novo nome de Cristo precisa ser o mesmo que o incristo em Cristo (Ap. 19.12) Estes três nomes inscritos nos crentes fiéis é de absoluta segurança para ter a vida eterna, pois conhecer o nome de uma pessoa é se ter um relacionamento bem pessoal com essa pessoa. Gravarei...sobre ele (12): Sugere posse. O vencedor pertence a Deus. É propriedade exclusiva de Deus” (1 Pedro 2:9). O vencedor também recebe o nome de Cristo. Jesus confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mateus 10:32).

Conhecer o nome de Deus é conhecer Deus, é ser obediente a Ele, é ser depedente dEle em todas as circunstâncias, é pertencer a Ele.