terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Carta de Jesus à Igreja de Éfeso – Apc 2.1-7

Nas cartas, Jesus aponta os erros e os acertos das Igrejas. Suas observações e exortações são válidas para todas as Igrejas de todos os tempos espalhadas pelo mundo inteiro. São palavras duras endereçaas a todos os membro e principalmente aos pastores. Mas, há também promessas de vitória.


V. 1 – A cidade de Éfeso fora construída pelos gregos, mas agora estava dominada pelos romanos. Sua padroeira era a deusa pagã conhecida como Diana (Atos 19.35). O apóstolo Paulo exerceu o seu ministério por muito tempo lá (Atos 19.1-10). Com a morte de Paulo, o apóstolo João tornou-se líder respeitado naquela Igreja. Com a destruição de Jerusalém em 70 d. C pelos romanos, Éfeso tornou-se uma das maiores cidades cristãs daquela época. O autor das cartas é Jesus Cristo. João funciona como escriba (escritor). Jesus anda pelo meio das Igrejas com os pasores delas na Sua mão direita. Ele controla tudo. Ele está presente, observando, anotando, cuidando e comandando.


V.2 – Jesus elogia o trabalho cristão realizado pelos efésios cotidianamente à custa de sofrimento e dificuldae. As obras são os bons prestados, trabalho é o esforço e paciência é a persistência. Os maus são os falsos filósofos gnósticos que se aproximaram dos cristãos intitulando-se verdadeiros apóstolos e missionários A Igreja os colocou à prova, eles não pssaram no teste e foram rejeitados. Ninguém mais deu crédito aos seus ensinamentos, dentre os quais, um deles negava a humanidade de Jesus.


Os gnósticos (gnoticismo) vêm da palavra grega “gnose” que significa conhecimento, erudição, inteligência. Eles pregavam que a salvação vinha através do conhecimento e da sabedoria e não pela fé em Jesus. Tal filosofia falsa se propagou nos dois primeiros séculos do Cristianismo.

Apesar dos sofrimentos, perseguições, atribulações e influências nocivas, a Igreja não se deixou levar, continuou firme, continuou obediente, continuou convicta nos ensinamentos recebidos dos seus líderes que por lá passaram: Paulo, Apolo, Priscila, Áquila, Timóteo e o próprio João.


VV 4 e 5 – Depois dos elogios, vêm agora as reprimendas, as repreensões, as advertências e as exortações. A Igreja estava fracassando em um ponto. O pastor estava adotando uma atitude agressiva, contrariando o verdadeiro sentido cristão. E isso estava prejudicando a Igreja. Temos exemplos de Igrejas dantes abençoadas, muitas conversões, paz, compreensão e, de repente, vem o fracasso, exclusões, afastamentos, porfias, desentedimentos e confusões de todo o tipo; porque a Igreja perdeu o amor cristão.


Lembra-te de onde caíste é sinônimo de arrependimento através do reconhecimento do erro. Nunca é tarde para a pessoa ou pessoas se consertarem diante de Deus. Caso contrário, Ele pode apagar o candeeiro, tirar o direito de existir como Igreja.


VV 6, 7 – É provável que João tenha se esquecido de acrescentar mais este elogio nos versos 2 e 3, porém está fazendo agora. Nicolaitas eram seguidores de uma seita de cristãos-gentios das cidades de Éfeso e Pérgamo que rejeitaram o parecer da Assembléia de Jerusalém a respeito da carne sufocado, do sangue e da abstinência da fornicação (Atos 15.20). Seria bom que os leitores verificassem Atos 15.1-34.


Como pode uma pessoa se converter ao Cristianismo e continuar praticando tudo que fazia antes? A convers’ao é mudança de vida, de atitudes, de comportamento e ações.


Há uma exortação para que se preste atenção às palavras de Jesus e procure guardá-las para que o mal seja vencido e com isso o homem seja novamente levado a COMER DA ÁRVORE DA VIDA, isto é, promessa de VIDA ETERNA ao lado de Jesus no PARAÍSO.


A expressão: “Quem tem ouvidos” significa: Quem tiver percepção espiritual ouça o que o Espírito diz às Igrejas.