domingo, 25 de janeiro de 2009

Carta de Jesus à Igreja de Smirna – Ap 2.8-11

A cidade de Smirna foi fundada por Alexandre Magno na costa norte da cidade de Éfeso. O Evangelho chegou à cidade de Smirna por intermédio do Apóstolo Paulo quando esteve em Éfeso e distribuiu seus discípulos por toda a Ásia Menor.


Nesta Carta há elogio, exortação e promessas, pois Jesus não esconde as virtudes dos Seus seguidores, mas também não deixa de chamar atenção quando erram.


Em Smirna havia um templo pagão onde se cultuava Tiberias. Os imperadores romanos também eram considerados e cultuados como divinos pelos habitantes desde 195 a.C. Naquela cidade houve muitas perseguições aos cristãos por parte dos romanos. Inclusive um dos seus pastores, Policarpo, foi martirizado em uma fogueira. Policarpo preferiu morrer do que renegar o seu Senhor Jesus Cristo.


A tribulação pode ser identificada como a perseguição por parte da comunidade judaica apoiada pelos romanos. A pobreza se refere ao confisco dos bens dos cristãos ordenado pelo imperador Domiciano. Os cristãos estavam pobres de bens materiais, mas estavam ricos de fé., caráter, convicção, comunhão, salvação. Alguns judeus cederam a Domiciniano para escapar das perseguições e do confisco dos seus bens. Eles, inclusive, zombavam dos judeus-cristãos (seus patrícios) que perderam os seus bens e não se curvaram aos caprichos do imperador.


Os judeus foram separados dentre os povos para receberem o Salvador e pregar a mensagem da Salvação em Jesus Cristo. Falharam, matando-O na cruz e continuaram a perseguir a Sua Igreja.


Jesus está chamando a atenção dos judeus que estavam inseridos no seio da Igreja como cristãos e se acovardaram diante do imperador. Jesus chama-os de gente do Diabo ou Sinagoga de Satanás (Jesus não está se referindo a toda a Igreja, e sim aos judeus falsos e covardes). Pois o caminho natural dos judeus deveria ser o Cristianismo e não passar para o paganismo romano.


Dez dias significam uma perseguição total em todo o Império Romano, como de fato aconteceu (note o significado do número 10). Muitos cristãos foram mortos fiéis a Jesus Cristo. Em uma batalha sempre morre alguém, pois não vitória sem mortes de soldados. A segunda morte é a espiritual. O incrédulo sofre a primeira morte e se depara com a segunda na eternidade. O cristão sofre a primeira, no entanto não sofre a segunda, muito pelo contrário, vive eternamente ao lado do Senhor e Salvador Jesus Cristo.


"Quem tem ouvidos ouça..." Significa: cuidado com a apatia espiritual. Cuidado com a fraqueza espiritual, com o comodismo, com a preguiça, com a ociosidade, com os falsos profetas, com as falsas doutrinas, com os hipócritas, com os falsos cristãos.