segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Revelação de Jesus – Ap 1:1-8

Os cristãos estavam sofrendo muito com as perseguições impostas pelo Império Romano e pelos judeus infiéis. Tais perseguições começaram desde os tempos de Jesus, tanto é que O crucificaram covardemente sem que Ele tivesse a oportunidade de se defender. Sempre houve perseguições locais como a de Nero em Roma em 64 d.C. (Nero reinou de 54 a 68 d. C.), mas foi Domiciano que decretou uma perseguição geral, abrangendo todas as províncias em 95-96 d. C. (Domiciano reinou de 81 d.C. a 96 d.C.). Diante da situação deseseperadora – cristãos trucidados, inclusive os apóstolos – Deus, então, mandou uma mensagem para o Seu povo salientando a lealdade, a fé e a vitória final sobre o mal. Foram palavras confortadoras e encorajadoras da parte de Deus através de Jesus Cristo.

Versículos 1 e 2 – Revelação é o desvendamento de algo que estivera oculto, mas que deve acontecer brevemente e os servos do Senhor têm que tomar conhecimento. Esse algo oculto era a Queda do Império Romano. Portanto, Deus exigia a fidelidade a Cristo até a morte.

O Apocalipse é uma carta, um drama, uma profecia, uma revelação (Sugiro a leitura do livro de Daniel, para ajudar a compreender melhor o livro de Apocalipse.)

O apóstolo João escreveu o livro em 95 d.C. quando estava preso na Ilha de Patmos em consequência da perseguição de Domiciano. João era testemunha ocular, porque desde jovem fora escolhido por Jesus para ser Seu apóstolo e por isso seu testemunho era irrefutável.

Versículo 3 – Deus manda uma bênção tanto para o Pastor com para as ovelhas que ouvem e obedecem ou guarda em seus corações a Palavra para fazer uso dela na vida prática, pois o tempo está próximo, isto é, o fim dos tempos ou o tempo do cumprimento das profecias deste livro.

VV 4 a 6 – Mais adiante veremos que a revelação foi endereçada às Sete Igrejas localizadas na Ásia Menor. Cada uma delas recebeu uma carta específica, de acordo com o comportamento de cada uma. João está saudando-as em nome de Jesus Cristo. Não somente as Sete referidas, mas também, todas as Igrejas em todo o tempo.

Graça é aquele favor de Deus imerecido (nós não merecemos, mas Deus é misericordioso) através de Jesus Cristo.

Paz é a confiança interior que capacita o crente a andar corajosamente através da tempestade e do tumulto. Paz não é isenção de luta, de guerra, de perseguição, de sofrimento, de dor. Paz é confiança em Deus em qualquer circuntância bem diferente da paz do mundo que se caracteriza pela riqueza, boa aposentadoria, casa própria, carro do ano, boa saúde, filhos formados, muitas fazendas, muitos amantes, poupança etc.

A Graça e a Paz são enviadas por Deus, Espírito Santo e por Jesus Cristo.

Primogênito dos mortos significa o primeiro a ressuscitar dos mortos.

Príncipe dos reis da Terra é uma declaração de louvor que através da morte obteve o Seu poder sobre todos os reis e tornou-se soberano absoluto. João procura mostrar o contraste entre os reis de Roma (fracos e transitórios) e Jesus com o Seu reinado forte, poderoso e permanente.

O cristão não deve procurar a morte, porém deve estar pronto para morrer em defesa do Evangelho, com aconteceu com Jesus.

Jesus nos fez reis e sacerdotes, isto é, todos nós somos sacerdotes (apóstolos, embaixadores) de Cristo e mediadores entre Ele e aqueles que não O conhecem. O sacerdócio não é privilégio de uns poucos e sim de todos os cristãos.

VV 7 e 8 – Todo o olho o verá significa que Jesus julgará toda a humanidade, ninguém ficará de fora, não escapará um sequer. A vinda de Cristo será um acontecimento terrível para todos aqueles que participaram direta ou indiretamente da Sua morte; bem como para todos os que não querem ouvir a Palavra, que não dão ouvidos aos Seus sacerdotes que pregam todo o tempo e fora de tempo a respeito do Seu amor pelos homens perdidos.

As tribos chorarão por não terem aceitado a Cristo com Único e Suficiente Salvador.

Sim, Amém. Significa: “Que assim seja!”

Alfa e Ômega são a primeira e última letras do alfabeto grego, significando que Deus é o Princípio e o Fim ou o Primeiro e o Último (Cristo é o Começo e o Fim de tudo que existe no universo).

Deus abençoe a todos em o nome de Jesus. Amém.