sábado, 8 de novembro de 2008

O Livro do Apocalipse

Vamos dar início a algumas considerações sobre o livro do Apocalipse. Para o entendimento desse livro, é de vital importância que entendamos a simbologia dos números, dos algarismos presentes no texto escrito pelo apóstolo João quando prisioneiro na Ilha de Patmos.

O número “1” – Simboliza Unidade, a Existência Independente, Único, Só.

O número “2” – Simboliza a Fortaleza, Confirmação, Coragem, Poder Confirmado, Energia Redobrada.

O número “3” – Simboliza a Perfeição Divina (Pai, Filho e Espírito Santo). Simboliza também o amor paternal, maternal e filial.

O número “4” – Simboliza o Mundo Perfeito (o homem primitivo pensava que a Terra era uma superfície plana com os respectivos pontos cardeais – Norte, Sul, Leste e Oeste – dos quais provinham quatro ventos sob o poder dos quatro anjos).

O número “5” – Simboliza a Perfeição Humana (após meditar sobre o Pai, Filho e Espírito Santo e também sobre o pai, mãe e filho, o homem voltou-se para si mesmo e considerou perfeitos os homens que tinham cinco dedos, em comparação com aqueles que tinham mutilações decorrentes de guerras.

O número “6” – Simboliza a fatalidade, a queda, a falha; porque ele nunca alcança o 7 que é a perfeição. Tem condições para ser grande por estar próximo ao “7” mas falha nas medidas. Tem significado sinistro para os hebreus como o “13” tem para nós (por causa das 13 pessoas que estavam à mesa por ocasião da Ceia e uma delas traiu Jesus Cristo).

O número “7” – Simboliza a Terra coroada pelo Céu por ser a combinação de 3 + 4 = 7 (Perfeição Divina + Mundo Perfeito). É o número mais sagrado para os hebreus.

O número “3,5” – Simboliza algo incompleto ou imperfeito, pois mostra que o “7” foi cortado em dois, isto é, anseios e aspirações não realizados. Vamos ver no Apocalipse que o “3,5” representa o mundo à espera de algo que ainda não apareceu; por isso os homens estão em desespero e confusão buscando paz e luz.

O “3,5” toma várias formas: um tempo, de tempos, metade de um tempo, 42 meses, 1260 dias, sempre simbolizando algo incompleto ou imperfeito.

O número “12” – Simboliza a Religião Organizada – 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 portas da Cidade Santa. O número “12” foi reduplicado para 144.000 (cento e quarenta e quatro mil) quando João desejou mostrar no Apocalipse o número perfeito dos que foram selados para a vida eterna junto ao Pai. Os 144 simbolizam relatividade e não absolutividade como pensam os Testemunhas de Jeová. Isto é, 144 mil simbolizam bilhões de pessoas e não apenas 144 mil pessoas apenas.

Obs. Alguns múltiplos de 5 são considerados números perfeitos:

O número “10” – É o resultado de 5 x 2 – Temos os Dez Mandamentos que englobam todos os deveres do hmem tanto para com Deus como para com o próximo.

O número “70” – É o resultado de 5 x 14 ou de 10 x 7 – É um número muito sagrado ou perfeito. É o símbolo da perfeição. O sinédrio era composto por 70 anciãos (Sinédrio era a Suprema Corte judaica).

O número "70 x 7"– Simboliza o perdão. Setenta vezes sete não é 490 vezes e sim quantas vezes sejam necessárias, conforme Jesus ensinou.

O número "1000" – Simboliza a Perfeição elevada à potência máxima. É o complemento de tudo.