terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Sabedoria de Salomão - 1 Reis 3:5-14

Deus procurou investigar os verdadeiros interesses e intenções de Salomão. Veja que ele antes de pedir a Deus o que desejava, agradeceu tudo o que o Senhor fizera pelo seu pai Davi e por ele próprio ao colocá-lo no trono. O cristão tem que agradecer as bênçãos recebidas das mães de Deus. Deus quer participar tanto das angústias quanto das vitórias dos seus filhos. Ele enxuga as lágrimas e quer sorrir conosco também.Salomão era novo, mas não era um menino. Ele quis mostrar a sua limitação e incapacidade diante de Deus e que a responsabilidade era muito grande.

Que diferença entre Salomão e os mandatários gentios, os quais são autoritários, ingratos, mal agradecidos, vingativos, imponentes, convencidos, irreverentes e auto-suficientes. Se auto-intitulam salvadores da Pátria, mas não passam de enganadores do povo, mentirosos, parciais, impatriotas, incapazes, corruptos, limitados e hipócritas. Muitos se dizem cristãos, porém nunca os vi agradecendo a Deus pela vitória. Seus agradecimentos são direcionados aos eleitores, seus deuses, seus amigos, suas família, seus patrocinadores, a imprensa, as coligações e a televisão.


Salomão era culto, intelectual, estudado, no entanto não era suficiente o seu saber. Por isso, ele pediu a sabedoria do alto.
Salomão estava preocupado com o bem estar do seu povo. Os mandatários gentios, falsos cristãos, não estão nem aí. Viram as costas para o povo que os elegeu, se preocupam unicamente com os seus familiares, são políticos profissionais e mercenários.As palavras de Salomão agradaram a Deus. Agradar a Deus deve ser o objetivo de todos os homens através de suas vidas, dos seus atos, das suas ações e do seu testemunho cristão; procurando fazer sempre a vontade de Deus e fazendo bem ao próximo. Deus congratulou-se com o jovem rei por seus juízos de valor e peo seu altruísmo.
Além do que Salomão pediu, Deus deu-lhe o que não pedira: riqueza e glória. A riquezafoi adquiria por causa da sabedoria que Deus lhe deu, isto é, tudo que ele fazia dava certo. Deus é assim. Ele gosta de sinceridade, humildade, pureza de coração, obediência a Ele e dependência total a Ele, sempre em o nome de Jesus.
Os filhos de Deus devem orar a Deus e pedir orientação na escolha dos bons candidatos para que possam governar e legislar com imparcialidade, decência, competência, probidade, humildade. Que encarem de frente os problemas que têm atormentado o nosso povo.
Mas, como crentes fiéis a um Deus que não muda nunca, não podemos confiar em homens, porque eles falham sempre: "
Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!" Jeremias 17.5.

Apesar de o resultado das eleições no nosso país e no mundo, temos que manter em nosso coração que na verdade, não importa quem ganhe as eleições, porque sabemos quem está verdadeiramente no controle e guardamos no coração a certeza que:

  • A Bíblia ainda terá todas as respostas.
  • Oração funciona.
  • O Espírito Santo ainda está conosco.
  • Deus ainda está presente nos louvores do seu povo.
  • Deus ainda está ensinando e curando.
  • Ainda haverá hinos de louvor a Deus sendo cantado.
  • Deus ainda abençoa seu povo.
  • Ainda há tempo para a mensagem salvadora de Cristo na cruz.
  • Jesus ainda nos ama.
  • Jesus ainda salva os perdidos.
  • Sendo assim, é ou não é maravilhoso conhecer e confiar num Deus Poderoso que, independente dos governantes humanos, SEMPRE ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO!!!