terça-feira, 19 de maio de 2009

Apocalipse 10.1-11 - João Come o Livrinho


A posição de João mudou do Céu para a Terra. Este anjo não é nenhum dos mencionados até aqui. A nuvem simboliza glória (manto do anjo), o arco-íris funciona como um diadema, o rosto de sol simboliza luz e poder e a posição das pernas indica que a mensagem é endereçada a todo o mundo.

As nuvens são veículos de seres celestiais quando descem à Terra (Daniel 7.13 e Salmos 104.3).

O anjo brada com voz forte para atrair a atenção de todos para o que vai dizer. Ele não é um mensageiro comum, pois tem um livro na mão e faz com que os sete trovões falem.

Os trovões não são identificados, porém sugerem que é a voz de Deus (João 12.27 e ss).

João foi proibido de escrever porque a mensagem deveria ser selada para conservá-la secreta até o momento propício (Daniel 12.4).

Em Ap. 6.10 os mártires perguntaram a Deus "até quando?" e Deus disse que esperassem um pouco mais. O homem gosta de inquirir a Deus: "Por que nascem crianças doentes e aleijadas? Por que tanta pobreza no mundo? Por que Deus levou meu único filho? Por que eu sofro tanto? Por que tanta fome?" Uma série de porquês que parecem querer culpar a Deus por tudo que há de ruim no mundo.

Apenas um esclarecimento que o Senhor já me deu e quero compartilhar com os leitores. Deus tem TODAS AS RESPOSTAS. Ele sabe de tudo. E nessa sabedoria infinitamente perfeita, Deus nos poupa de ouvir e conhecer as respostas, porque ainda não é o momento. Não temos estrutura para estarmos cientes de tudo. Não aguentaríamos. Nosso corpo mortal (por causa do pecado) é fraco. Não suportamos muitas pressões ao mesmo tempo. Alguns sucumbem ao peso de dívidas financeiras. Duas ou três contas de luz vencidas é motivo para desespero, depressões, desentendimentos familiares. E o que falar de decepções amorosas? Quantos se tornam um verdadeiro lixo humano, por terem perdido o que pensaram ser o "amor da vida deles" para uma outra pessoa. Vendo por esse lado, entendemos porque Deus nos oculta muitas coisas, por serem grandiosas demais para nossa atual estrutura. No tempo certo Ele nos revelará, e de acordo com a vontade dEle. Que maravilha é poder descansar na vontade de Deus para nossas vidas, porque é sempre boa, agradável e perfeita.

Daniel também perguntou a Deus (Daniel 12.6) e Ele mandou selar a mensagem até o final ou até o fim.

A pergunta feita pelos martíres em Ap. 6.10 está sendo respondida agora com a Sétima Trombeta a partir do versículo 15. O mistérioa vai ser desvendado. "Não haverá mais demora". Não haverá mais avisos, pois os avisos já pronunciados pelas Seis Trombetas anteriores foram suficientes para os homens se arrependerem.

O livro não foi entregue diretamente a João. Ele teve que usar a sua iniciativa de pegar. O homem tem que ter a iniciativa de pegar o Livro pois dele provém a salvação para a sua alma (João 5.39).

O gosto do livro é doce mas os seus efeitos posteriores são amargos. O que significa isso? Vamos juntos aprender o que simbolizam o doce e o amargo na boca e estômago de João, respectivamente.

A mensagem cristã é doce para o pregador, pois ele se sente alegre, feliz e privilegiado de receber das mãos de Deus uma revelção, uma inspiração, uma vocação, um dom.

Quando o pregador fecha a Bíblia após o apêlo, começa dentro dele um processo de angústica, de tristeza e de amargura (às vezes isso acontece no momento da pregação). Por quê? Porque a mesma mensagem de salvação por ele apresentada é ao mesmo tempo uma mensagem de condenação aos pecadores que não se arrependerem (pais, irmãos, filhos, amigos). O pregador sabe que muitos não se arrependeram. E, ao pensar nas terríveis consequências, ou seja, a revelada ira de Deus sobre os pecadores que não se arrependem, o pregador se sentem triste diante de um quadro bastante triste e muito amargo.

Irmãos, cientes disso, uma boa prática em nossas igrejas é ter todos os crentes em oração durante a pregação e, principalmente, durante o apêlo. Muitas forças do mal tentam impedir que o pecador ouça a mensagem e se arrependa, dando glória a Deus. Nesse momento, a corrente de oração do salvos em favor dos que estão ouvindo a mensagem deve ser contínua e firme. Nada de conversas paralelas, brincadeiras e saídas antes da hora para a cantina ou estacionamento.

Não, irmãos!!! Estamos em guerra e essa é uma batalha importante em que muitos sairão do culto ou para a vida ou para a morte eterna. Todos os soldados de Jesus são necessários nesse momento de intercessão e não apenas o pregador:

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."
Efésios 6.12