quarta-feira, 15 de abril de 2009

Apocalipse 7.1-17 - A Selagem e a Glória dos Cristãos


No capítulo anterior, vimos o Cordeiro abrindo os Seis Selos retratando a destruição dos inimigos de Cristo. De acordo com o nosso raciocínio, o Sétimo selo deveria ser aberto a seguir neste capítulo 7, porém isso não aconteceu, houve um parênteses explicativo para responder uma pergunta que já estava na nossa cabeça: o que acontecerá com os cristãos enquanto estiver em andamento esta obra destruidora? Escaparão ou serão vitimados também?

Então, esse parênteses explica como Deus providenciou a proteção dos cristãos quando for aberto o Sétimo Selo. As forças destruidoras ficarão como que reprimidas até que os santos (cristãos) sejam selados para a proteção e eterna glória. Deus responde também a pergunta de Apocalipse 6.17 "Quem poderá subsistir?"

V1 Ratificando o modo de pensar do homem primitivo com relação à Terra, João viu 4 anjos controlando a intensidade do vento nos quatro cantos da Terra, isto é, controlando o vento em toda a Terra.

Os 4 ventos são novos símbolos dos 4 cavaleiros do capítulo 6 montados nos cavalos branco, vermelho, preto e amarelo (Zacarias 6.1-8).

Os ventos trazem chuvas mas trazem também pragas de locustas prejudiciais à lavoura.

Os ventos aqui simbolizam poderes malignos, de prontidão, mas restritos, pois são impedidos de danificar a Terra, o mar e as árvores (que são mais vulneráveis aos ventos).

VV 2 e 3 - Um quinto anjo surgiu do Leste ( a fonte da luz para iluminar as trevas, fonte de bênção e esperança - Ezequiel 43.2 e Malaquias 4.2).

O anjo trazia o selo de Deus (o ferro de marcar do Deus vivo), provavelmente como um anel de sinete (lacre, carimbo) como os reis usavam (Gênesis 41.42 e Daniel 6.17). O anjo exercia autoridade sobre os outros Quatro Anjos, pois ordenou que retivessem os ventos destruidores até que os servos de Deus fossem selados ou marcados em suas frontes (testas) e assim se tornassem imunes aos males vindouros por intermédio dos Quatro Cavaleiros. (Paulo usa o Espírito Santo como Selo de Deus em nossas vidas, nos dando segurança, identificação e autenticação - II Coríntios 1.22 e 4.30).

VV 4 a 8 - O número 144.000 é o resultado da multiplicação do quadrado de 12 por mil ( 12 x 12 x 1000 = 144.000). Ou 12.000 de cada tribo (12.000 x 12 = 144.000).

O número 144.000 significa um grande número de pessoas, o número da plenitude pois o 12 é o resultado de 3 x 4 ( o número da Perfeição Divina x o número do Mundo Perfeito).

Conforme vimos anteriormente, o 12 simboliza a religião organizada no mundo: 12 tribos de Israel, 12 Apóstolos, as 12 portas da Cidade Santa.

Alguns seguimentos religiosos afirmam que apenas 144.000 pessoas vão se salvar, no entanto, não é assim como pensam. Os 144.000 simbolizam todos aqueles que aceitaram, aceitam e aceitarão a Jesus Cristo como o seu Único e Suficiente Salvador.

A tribo de Judá é mencionada em primeiro lugar porque Cristo é o Leão de Judá e a tribo de Dã é omitida porque uma tradição dizia que o anticristo viria de Dã. A outra hípotese para a omissão da tribo de Dã é o pecado de idolatria cometido por essa tribo "E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra." Juizes 18.30.

VV 9 e 10 Alguns estudiosos defendem que os 144.000 simbolizavam os cristãos que estavam ainda vivos quando o Apocalipse foi escrito e que esta multidão do versículo 9 simbolizava os cristãos já mortos (muitos martirizados). Preferimos acompanhar outros estudiosos que dizem que a multidão era incontável e os 144.00 estavam incluídos. Esta visão é uma primeira apresentação do estado celestial final de todos os crentes. A multidão era cosmopolita (oriunda de todas as nações, confirmando assim a universalidade do Evangelho.

A multidão está próxima de Deus e de Cristo, o que só era permitido antes somente a seres celestiais. A multidão faz jus a isso porque morreram pelo e no Senhor. Não há vitória maior do que estar na presença de Deus.

A multidão está trajando compridas vestes brancas, que significam a sua pureza e vitória com Cristo prometeu aos cristãos de Sardes em Apocalipse 3:5 e a promessa foi cumprida.
A multidão usa palmas nas mãos, outro emblema de vitória. Ramos de palmeiras eram usados durante a Festa dos Tabernáculos ou Festa da Colheita que durava sete dias. Durante a festa o povo habitava em tendas feitas de ramos (Levítico 23.42).

O povo usou ramos de palmeiras para comemorar a Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (João 12.12-19, Mateus 21.1-11, Marcos 11.1-10 e Lucas 19.29-38). Ali começou a caminhada vitoriosa de Jesus para nos tirar das garras de Satanás para onde Adão e Eva nos empurraram. Jesus fez a Sua parte, só falta você tomar a decisão de segui-lO para que possa estar e ser um dos componentes daquela multidão do verso 9 do texto em estudo.

Os ramos de palmeiras usados pelos vitoriosos celebravam não só a vitória deles mas também a vitória completa do Cordeiro.

A palavra salvação é usada como louvor a Deus e ao Cordeiro pela vitória que eles (os mártires) conseguiram, apesar das perseguições.

VV 11 e 12 - Os anjos formaram um círculo em volta do Trono de Deus, estando presente os anciãos e os Quatro Seres Viventes de Ap. 4.6 e 7: Homem, Leão, Touro e Águia. Eles responderam dizendo Amém ao grito da multidão quando disse "Salvação".

VV 13 a 17 - João relutou ou não sabia responder a identitidade e a origem da multidão e então o ancião explicou quem era bem como o seu destino. Aquela multidão atravessou as grandes dificuldades e tribulações antes do Fim como Jesus dissera em Marcos 13, Daniel dissera em 12.1 e João dissera em Apocalipse 2.10 e 3.10.

Os versos 16 e 17 nos mostram o destino da multidão através de sete declarações:

1 - Deus estenderá o Seu Tabernáculo sobre eles - presença e proteção de Deus (Isaías 4.6). Durante séculos o povo de Deus deseja estar com Ele. Nessa visão esse sonho se realizou (Ezequiel 37.27).
2 - Não terão fome.
3 - Não terão sede.
4 - Não serão atingidos pelo sol nem pelo calor (Isaías 49.10) A profecia de Isaías está se cumprindo na visão.
5 - O Cordeiro... os apascentará - simboliza proteção e segurança (Salmos 23 e João 10.14).
6 - Conduzirás às fontes das águas - cumprindo os anseios espirituais do povo de Deus (Salmos 23.2).
7- Deus enxugando dos olhos toda a lágrima - até aqui Deus permaneceu à parte, enquanto o Cordeiro era o Consolador; agora Deus é retratado nos termos mais ternos, acariciando os Seus filhos (Isaías 25.8).