sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Carta de Jesus à Igreja de Tiatira - Ap 2.18-29

A cidade de Tiatira ficava a 74km de Pérgamo. Embora não houvesse um templo exclusivo para se adorar o Imperador Romano, havia, entretanto, outros templos pagãos. A cidade produzia uma tintura de púrpura, de preço elevado e muito procurada pelos fabricantes de tecidos. Esse corante era tão caro que muitas vezes ultrapassava o preço do ouro.(Cabe aqui lembrar de Lídia, que era vendedora dessa tintura, conforme Atos 16.14 e 15).

Não se sabe com exatidão quem fundou o trabalho cristão em Tiatira, supõe-se porém que tenha sido o Apóstolo Paulo através dos seus discípulos quando foram espalhados por toda a Ásia Menor, estando ele sediado em Éfeso. (Atos 19.10).

V. 18 Cristo se identifica como o autor e signatário da Carta e identifica também o destinatário. Sabemos que os olhos de fogo simbolizam o conhecimento profundo que Jesus tem do homem através da Sua onisciência e sabemos também que os Seus pés reluzentes simbolizam fortaleza e resistência.

V. 19 Jesus elogia o amor da Igreja para com a causa cristã. A fé expressa pela fidelidade ao Cristianismo. O serviço é simbolizado pelo ministério da Igreja em prol dos irmãos (suprindo as necessidades deles). A paciência é simbolizada pela perseverança. O trabalho ou obras é simbolizado pela santificação e edificação espiritual da Igreja.

V. 20 Jesus critica a Igreja por ser tolerante em demasia com relação a profetisa Jezabel, ela estava induzindo os membros da Igreja ao pecado, isto é, induzindo-os a participar de rituais pagãos e à fornicação.

Jezabel dizia que não era pecado os cristãos participarem de eventos sociais e religiosos para que pudessem fazer parte de associações comerciais e assim prosperar materialmente. (Há nos dias atuais muitas pessoas iguais a Jezabel no seio da Igreja Cristã tentando desviar os filhos de Deus do seu caminho e fora da Igreja nem se fala, principalmente os nossos familiares que não são conformam com a nossa conversão e usam todos os artifícios para nos tirar dos braços do Senhor).

Há várias hipóteses com relação à existência ou não dessa mulher pitonisa Jezabel. Alguns estudiosos dizem que não existia tal mulher em Tiatira. Jezabel simplesmente simboliza as heresias introduzidas na Igreja por alguns dos seus membros.

Outros dizem que o nome Jezabel se refere a uma mulher pervertida que dizia haver recebido de Deus alguma revelação mística especial. (Gostaria de alertar os irmãos para terem muito cuidado com certas pessoas que andam recebendo revelações falsas e comprometendo a honra, o casamento, o noivado, a amizade, o emprego, a vida de muitas pessoas.)

Outros ainda afirmam que Jezabel se refere a esposa do Bispo (pastor) da Igreja. Finalmente um outro grupo de exegetas (intérpretes) dizem que Jesus fez apenas um paralelo entre a Jezabel do Antigo Testamento (mulher do rei Acabe de Israel, que fez com que seu marido introduzisse em Israel o culto a Baal, deus pagão dos moabitas I Reis 16.29-34) e a Jezabel simbólica.

Vs. 21-23 "Jezabel" foi repreendida anteriormente, porém não se arrependeu e a Igreja não tomou as providências cabíveis.
O castigo que será imposto a Jezabel e aos seus seguidores, caso não se arrependam, deve ser entendido no sentido espiritual e não no sentido físico.

V. 24 Jesus prometeu aos que não foram afetados pela heresia nicolaita não sobrecarregá-los com obrigações espirituais maiores do que que já têm a respeito do conhecimento de Deus (I Coríntios 2.10 e Romanos 11.33).

O que está na Bíblia é mais do que suficiente para levar o Homem à salvação e santificação. Não há necessidade de outros conhecimentos adicionais estranhos à Palavra de Deus. Cuidado com esse pessoal que anda de porta em porta vendendo literatura estranha à Bíblia Sagrada. Se a literatura fala sobre a Bíblia, não compre! Porque você já tem tudo na sua Bíblia e se não fala sobre a Bíblia, não compre e nem aceite de graça. Fuja dela que é nociva.

O cristão precisa conhecer outros tipos de literatura, porém literaturas científicas, no sentido de ficar ciente, tomar conhecimento. No entanto, a literatura para o espírito ele já possui. A Bíblia é suficiente por si mesma, pois é a Palavra de Deus, viva e eficaz. Não está incompleta que necessite de outros livros para complementá-la. Deus fala na medida certa. Se há coisas que não compreendemos em determinado momento de nossas vidas é porque Deus é misericordioso e nos poupa por amor. Ele dá a compreensão de acordo com a nossa busca sincera e de acordo com a carga que podemos aguentar em nossa mente e coração. O pecado nos fragilizou e não podemos entender muitas coisas ainda nesse corpo perecível. Para isso teremos a eternidade, com corpos transformados, para entendermos os mistérios do Senhor.

Os gnósticos pregavam que os cristãos podiam conhecer "as profundezas de Satanás", isto é, podiam tomar parte em práticas pagãs (exteriormente) e permanecer imunes ao pecado (interiormente) e mostrar assim a sua superioridade sobre elas.

Os nicolaitas ensinavam que as obras da carne não contaminavam o espírito. Mas não é isso que a Bíblia diz:

“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo,E eu vos receberei;

E eu serei para vós Pai,E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.” II Cor. 6.14-18

Cristo adverte a Igreja para reter a fé cristã que já foi estabelecida, para reter a sã doutrina.

V. 25 Cristo promete aos Seus seguidores autoridade sobre as nações; significando que os cristãos iriam participar do Seu Reino, reinando com Ele (Salmos 2.8).

V. 27 A promessa continua dizendo que os seguidores do Messias regerão (pastorearão) as nações com o cajado pesado, feito de carvalho para o Pastor com o formato de um cetro e de uma arma ponteaguda para a defesa (Salmos 2.9).

Despedaçar ou quebrar vasos de oleiro significa poder universal (a referência a quebra de vasos vem dos reis egípcios e caldeus nos seus rituais de coroação. Eles escreviam os nomes das nações e reis inimigos nos vasos e no dia da coroação quebravam os vasos em público para mostrar poder e força real).

Quebrar vasos de barro com vara de ferro significa para os cristãos que eles vão compartilhar do reinado de Cristo, reinando com Ele quando Ele receber o poder e a autoridade do Pai.

VV 28-29 - Quem se mantiver firme, convicto, perseverante, obediente, atuante e fiel receberá ou conhecerá a Jesus plenamente que é a verdadeira Estrela da Manhã (Ap. 22.16).