quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carta de Jesus à Igreja de Sardo (Sardes) - Ap. 3.1-6


Sardes estava localizada a 48 km de Tiatira. Durante o Império Grego, a cidade fora muito mais importante no aspecto comercial e industrial. Agora, isto é, quando o Apocalipse foi escrito, tinha pouca influência. Mas nunca deixou de se orgulhar do seu passado histórico, era arrogante e achava que se bastava a si mesma. Sua indústria principal era a lã e o templo mais importante era o de Cibele (deus pagão dos romanos).

V1. Cristo se identifica (Sete Espíritos) anunciando o Seu poder e autoridade sobre as Igrejas (o Anjo ou Pastor). Cristo não elogia a Igreja, pelo contrário, a repreende duramente ao dizer que ela parece viva mas está morta. Exteriormente ela mostrava grande atividade, porém internamente não tinha espiritualidade alguma. Talvez uma apatia, proveniente da luxúria e da grandeza, tenha levado aquela igreja à morte.

V.2 "Acorda para a realidade e ajunta as brasas para reacender o fogo pois as tuas obras não estão de acordo com o padrão exigido por Deus." Havia umas poucas coisas que ainda viviam, estavam à beira da morte, mas ainda poderiam ser salvas mediante pronta intervenção.

V. 3 - "Arrependen-te e procuras guardar o Evangelho puro que recebestes para serem aprovados no Dia do Juízo quando Eu voltar inesperadamente para julgar todas as nações." Jesus está dizendo para a Igreja evitar o desastre espiritual, lembrando o verdadeiro conteúdo da religião como dantes a recebeu e retornar aos primeiros rudimentos e práticas.

Vs. 4-6 Algumas pessoas continuaram leais, puras e portanto vitoriosas. Só o que vencer terá direito a tríplice recompensa: vestes brancas de vitória, o nome do Livro da vida e a confissão de Jesus diante de Deus. A confissão de Jesus diante do Pai está escrita em Mateus 10.32 e Lucas 12.8 porém para que Ele faça isso diante de Deus e dos anjos, os cristãos têm que testeficar fielmente de Cristo aqui na Terra.
Quanto ao Livro da Vida, precisamos fazer algumas considerações a respeito dele. Em Êxodo 32.32 e 33 vemos Moisés pedindo a Deus para não riscar o nome dele do Livro e Deus responde que todo aquele que pecar contra Ele será riscado do Livro.

Em Daniel 12.1 está escrito que "naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no Livro".

Em Apocalipse 21.27 está escrito que só entrará na Cidade Santa os que estiverem escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

Aqui no verso 5 do texto em pauta, Jesus diz que o que vencer não terá o seu nome riscado do Livro da Vida.

João acreditava que os nomes foram escritos no Livro desde a fundação do mundo (Ap 17.8). Porém tal predestinação dependia da fé e da fidelidade do homem conforme Cristo está dizendo que poderia apagar ou riscar o nome do Livro. João estava dizendo que o crente tem que depender de Cristo para se salvar.

Vamos falar agora sobre três pontos que precisam ser esclarecidos convenientemente:


1) Os nomes dos salvos foram escritos no Livro da vida desde a fundação do mundo?
2) Os nomes dos salvos são escritos no Livro da vida por ocasião da conversão?
3) Os nomes dos salvos são apagados ou riscados do Livro da Vida se renegarem a fé?

Alguns estudiosos dizem que de fato o nome pode ser apagado ou riscado do Livro da Vida por Cristo, caso a pessoa negue ou renegue a fé cristã e volte ao mundo. E não lhe será dada outra oportunidade, mesmo havendo arrependimento.

Outros concordam com os primeiros, discordam todavia no que diz respeito à oportunidade. Para estes, havendo arrependimento, há perdão.

Outros ainda afirmam que o nome é realmente escrito no Livro da Vida por ocasião da conversão e eu concordo plenamente com estes últimos e também com os segundos com relação ao arrependimento e perdão.

Deus não predestinou o homem para se salvar. Na Sua presciência Ele já sabia quem se salvaria pois para Deus só há um tempo único, total e completo. É por isso que João diz que os nomes dos salvos foram escritos no Livro da vida desde a fundação do mundo.

Havendo conversão verdadeira, o homem jamais voltará à prática do mundo do pecado e assim o seu nome jamais será riscado do Livro. O que volta a praticar o pecado com satisfação e alegria (ainda que mascaradas), nunca se converteu. Esse não perde a salvação, pois não se perde uma coisa que nunca tivera.

"Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho, tem também o Pai." I João 2.23