terça-feira, 2 de setembro de 2008

A Vinda do Filho do Homem – Mateus 24.29-44

Após a destruição do Templo de Jerusalém Jesus voltará. Assim diz o texto que estamos estudando. As pessoas daquele tempo se prepararam para receber a Jesus, mas Ele não veio e já estamos no século XXI e Ele ainda não apareceu para buscar a sua Igreja. Lá se vai muito tempo e nada de Jesus...


Muita gente diz que Jesus jamais voltará à Terra com receio de ser crucificao novamente. E, então, a humanidade vai vivendo e se deliciando no pecado para alegria do diabo. Eu digo, porém, que Ele voltará pois as Escrituras não mentem e digo mais: a sua vinda está próxima, às portas.


Ele só voltará quando o Evangelho for pregado a todas as criaturas. Quando todas as pessoas tenham ouvido a Palavra da Salvação. Como a tecnologia está muito avançada, poucas pessoas ainda não ouviram falar de Jesus.


É provável que haja sinais anunciando a vinda de Jesus, avisando a sua chegada, porém o sol, a lua e as estrelas se manterão intactos. A obscuridade do sol, a falta de luz por parte da lua e a queda das estrelas são usados aqui de modo simbólico. Embora os poderes dos céus (sol, lua e estrelas) possam ser desfeitos ou destruídos quando houve mais necessidade deles, inclusive a Terra. Em sendo o homem levado da Terra, não há mais necessidade de Terra, Sol, Lua e estrelas.

A segunda vinda de Jesus é em juízo e para ajuntar os escolhidos de todas as partes do mundo (I Ts 4.17).


Os não escolhidos se lamentarão, nem só os que O transpassaram bem como todos os que O rejeitaram até os dias atuais. Os pregadores do Evangelho estão espalhados pelo mundo afora em nome de Jesus. Os que acreditarem no que eles estão falando será ajuntados para viverem eternamente ao lado do Senhor. Todavia, aqueles que não acreditarem na verdade pregada pelos que anunciam o Evangelho de Jesus serão separados para viverem ao lado do diabo para sempre.

Os contemporâneos de Jesus não morreriam sem ver a destruição de Jerusalém e do Templo que simboliza a vinda de Jesus e o julgamento dos judeus, o que ocorreu no ano 70 d.C.


Apesar de toda a certeza da vinda de Jesus, o tempo dela é conhecido só do Pai. O Senhor vai pegar os homens de surpresa preocupados com interesses pessoais.

Quando Jesus diz que nem Ele sabe do dia da sua vinda, Ele confirma tanto a sua humanidade quanto a sua divindade.


O crente tem que viver na tensão entre conhecer a certeza da volta de Cristo, sem saber quando ela ocorrerá. Embora ele não saiba quando Cristo voltará, ele tem que se preparar para recebê-lo.


Os crentes não podem se comportar como as pessoas nos tempos de Noé que foram tragadas pelas águas do dilúvio.


A separação entre os levados e os deixados não seguirá linhas convencionais como raça, nacionalidade ou laços familiares. Os levados são os que procuraram fazer a vontade de Deus através dos ensinamentos contidos na Bíblia Sagrada e pregados pelos filhos de Deus até os confins da Terra. E qual o destino dos deixados? Será que vão continuar aqui na Terra comendo, bebendo, roubando, matando, adulterano, pecando... ? Claro que não! Eles serão também transformados e levados para o sofrimento eterno ao lado de Satanás. O sofrimento é mental de arrependimento e remorso por não ter acreditado na pregação dos servos de Deus a respeito da Salvação em Jesus Cristo. A maior dor será a da separação de Deus. Porque o espírito que não aceitou Jesus como Senhor e Salvador estará longe de Deus eternamente. Estar longe do Criador, do Senhor e Soberando Deus é o sofrimento do espírito pecador. Ali haverá dor e ranger de dentes.


Enquanto é tempo, aceite a mensagem de Salvação em Jesus Cristo e tenha certeza de como você vai passar a eternidade.