sexta-feira, 20 de junho de 2008

A Redenção do Homem – Salmos 130.7 e Hebreus 9.12

Redenção é o pagamento de um resgate ou de uma dívida para se obter libertação. Se você deve a alguém, você tem que pagar para que você se sinta livre para ir e vir sem passar por constrangimentos, para que você possa andar de cabeça erguida e com a consciência limpa.

Por causa de Adão e Eva, todos nós nascemos pecadores e consqüentemente separados de Deus (“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3.23) , espiritualmente mortos e condenados a irmos para o Inferno porque o salário do pecado é a morte (“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6.23).

Deus entregou a Lei a Moisés para o Seu povo segui-la. Quem a cumprisse, não seria condenado à morte espiritual. Mas isso era impossível ao homem diante da austeridade da Lei.

Jesus se prontificou a cumprir a Lei no lugar do homem. Deus, com misericórdia do homem que criara, aceitou o pagamento oferecido por Jesus “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3.16; "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" I Pedro 1.18,19.

Para Jesus conseguir a redenção do homem, Ele teve que se humilhar e fazer-se homem, sendo Deus. Viveu debaixo da Lei como servo até a morte. A morte foi o último estágio da humilhação sofrida por Jesus na carne (Isaías 53.3 – Mateus 8.20 e João 1.11).

A morte porém não prevaleceu. Ela não teve poder para manter Jesus humilhado para sempre, pois Ele ressuscitou! Subiu ao Céu e está sentado à direita do Pai e voltará na sua glória. Aleluia!

Ressurreição, ascensão, posição e vinda são os quatro estágios que mostram a exaltação de Jesus.

A ressurreição de Jesus simboliza a nossa justificação, regeneração e ressurreição final (Romanos 4.25 e 6.4,5,9)

A ascensão é um complemento da ressurreição. Ao chegar ao Céu Jesus iniciou sua obra intercessória junto ao Trono de Deus em favor do homem (Atos 1.11-13 – João 17.24 – Romanos 8.34 – Efésios 2.6 – Hebreus 4.14, 6.20 e 9.24).

A posição que Jesus ocupa no Céu é o terceiro estágio de sua exaltação. É um grande privilégio estar à direita do Pai, governando o mundo e intercedendo por seu povo redimido pelo seu sangue (Efésios 1.20 e Hebreus 10.12).

A vinda de Cristo é o ponto máximo de sua exaltação, porque Ele mostrará todo o seu poder ao separar o joio do trigo por ocasião do Juízo Final. Naquele Grande Dia os mortos ressuscitarão e os vivos serão transformados em corpos espirituais e todos serão separados por Jesus, inclusive aqueles que O crucificaram.

O que será dos céticos que teimam ainda em dizer que aquele homem não era o Cristo, que Ele não ressuscitou e que Ele não voltaria? (Atos 10.42 e Apocalipse 1.7).

Com a sua morte na cruz, Jesus conseguiu maravilhosas coisas para o homem:

Justificação - tendo fé em Jesus o homem se torna justo diante de Deus, isto é, está justificado, está perdoado (Romanos 3.28);

Reconciliação - o homem fez a pazes com Deus por intermédio de Jesus. Desde que Adão desobedeceu a Deus, ele e seus descendentes se tornaram inimigos de Deus. Deus se comunicava com o seu povo através dos profetas. Agora o seu povo pode falar diretamente com Ele, em o Nome de Jesus (I Timóteo 2.5 – Romanos 11.5 e II Coríntios 5.19);

Regeneração - com a morte expiatória de Jesus, o homem pode se regenerar através do novo nascimento. Aquele que nasce de novo nunca mais morrerá porque é uma ação do Espírito Santo de Deus (João 5.24 – 3.3-5 – Efésios 2.1 – I Pedro 1.2-4 e I João 3.14);

Santificação - a palavra santo significa separado do mundo para servir a Deus. Quando o homem se converte ao cristianismo, ele se torna santo. Ele não vira santo após a morte. Ele sai santificado daqui e vai para um local aguardar a vinda de Jesus. A santificação é um processo que dura a vida toda do crente. É um processo de crescimento, desenvolvimento e edificação espirituais – I Coríntios 1.2a e 6.11 e Hebreus 12.14).