domingo, 25 de maio de 2008

Porque Jesus Curava – Lucas 8.40-56 (A mulher com fluxo)

Jesus curava por amor, por compaixão e para mostrar a presença do Reino de Deus, isto é, mostrar que Ele era realmente o Messias pois estava cumprindo as profecias.

Jesus curou muitas pessoas durante o seu ministério. As Escrituras registram algumas curas, mas o número de pessoas curadas foi infinitamente maior do que o registrado.

Paulatinamente irei meditando com os irmãos e amigos as curas realizadas por Jesus, hoje falaremos sobre a mulher que tinha um fluxo de sangue.

Quando Jesus saiu do barco, vindo da cidade gentia de Gadara ou Gerasa, onde expulsou uma legião de demônios que atormentavam um homem, a multidão o recebeu com entusiasmo, pois fazia tempo que ela o esperava.

Dentre a multidão, surgiu um homem chamado Jairo que era chefe da Sinagoga, como tal era responsável por todos os detalhes relacionados ao preparo da mesma para os cultos e outras atribuições inerentes ao cargo.

Prostando-se aos pés de Jesus, Jairo implorou que Ele fosse a sua casa para ver a sua filha que estava prestes a morrer. Diante daquele apêlo dramático, Jesus encaminhou-se para lá seguido pelos discípulos e pela multidão que dificultava a sua locomoção.

De repente, uma mulher que tinha gasto todos os seus recuros com médicos e remédios na tentativa de ficar curada de uma enfermidade, caracaterizada por um constante fluxo de sangue, tocou na orla do vestido de Jesus e ficou boa na mesma hora. Ela já tinha ouvido falar sobre os milagres e curas de Jesus e não perdeu tempo, pois aquela talvez fosse a sua única oportunidade. A fé dela era tanta que ela pensara consigo mesma que um simples toque no vestido de Jesus seria suficiente.

Por que ela não se dirigiu a Jesus de maneira clara na frente de todos? Por que tanto acanhamento? Por que tamanha discrição? Porque de acordo com a Lei (Levítico 15.25) três tipos de doença separavam o homem do convívio com a sociedade: quem estivesse com lepra, quem tivesse tido contato com mortos e quem estivesse com hemorragia.

Ela nem poderia estar ali no meio da multidão, nem de fazer o que fizera. Jesus sabia que aquela mulher estava infringindo a Lei. Mas Jesus permitiu, porque ali estava alguém é era maior do que a Lei. Jesus é o Autor da Salvação. O contato com a mulher impura não o fez impuro, pelo contrário, ela foi purificada com o Seu poder.

A mulher, sentindo que tinha sido curada e temendo ser repreendida por Jesus por estar entre a multidão naquelas condições de impureza, esgueirou-se pelo meio do povo tentando se esconder e ir embora para casa.

Jesus sentiu que houve um milagre, quis saber quem O tocou, ou antes, fazer conhecido o milagre. Como identificar quem o tocou com tanta gente ao seu lado?

A mulher foi obrigada a se identificar, contar toda a verdade sobre a sua doença e testemunhar publicamente do milagre recebido. Jesus fez questão do testemunho dela para mostrar à multidão o poder da fé em Jesus Cristo.

Não devemos esconder as bênçãos derramadas sobre nós por Deus através de Jesus Cristo. O testemunho fortalece a fé das pessoas enfraquecidas espiritualmente. O maior testemunho que um filho de Deus pode dar é a sua transformação, a mudança de vida, o seu tratamento para com o próximo.

Jesus poderia e pode realizar milagres mesmo que não haja fé por parte de uma pessoa, porém fica meio sem sentido alguém receber uma graça sem crer em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Mesmo assim, Jesus tem operado maravilhas, milagres nas vidas de muitas pessoas quando são apresentadas a Ele por um dos seus filhos e têm havido conversões.

Assim temos que interceder a Deus em favor das pessoas que sofrem, quer sejam filhos ou apenas criaturas de Deus. Além de doente, a mulher era rejeitada por ser uma mulher pecadora e isso impedia o seu relacionamento com Deus.

Porém a sua fé fez com que Jesus resolvesse ambos os problemas ao dizer:

“Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz”. Note que ele não falou, “Filha, a tua fé te curou.”
Essa mulher foi curada física e espiritualmente. Apesar de ter sua saúde restaurada, um dia ela morreu e foi enterrada, mas apenas fisicamente. Porque ao ser curada, "salva", viverá enternamente, porque Jesus nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." Joa 11:25
Minha oração é que sua fé em Jesus cure você fisicamente e, principalmente, espiritualmente.
Deus os abençoe.