sexta-feira, 16 de maio de 2008

A Mulher Pecadora que Ungiu os Pés de Jesus – Lucas 7.36-50 e Marcos 14.3-9

Muitos judeus tinham certeza que aquele homem chamado Jesus era de fato o Messias, porém a grande maioria não acreditava. Havia também aqueles que tinham lá as suas dúvidas. Dentre estes últimos estavam os fariseus, profundos conhecedores das Escrituras Sagradas. Eles não perdiam uma oportunidade para experimentar, provar e interrogar Jesus em busca da verdade ou em busca de um pretexto para acusá-lo e entregá-lo às autoridades eclesiásticas como blasfemo.
Sabendo que Jesus estava na casa do fariseu, uma mulher resolveu ir até lá se encontrar com Jesus. Naturalmente ela já conhecia Jesus por ocasião de Suas pregações. Podemos afirmar inclusive que ela era uma mulher convertida e queria dizer-Lhe que mudara de vida, era agora uma nova criatura.
Mas, ao chegar lá, a timidez a dominou, faltou-lhe a voz, sentiu-se excessivamente pecadora para olhar para Jesus face a face, sentiu-se envergonhada por ter levado uma vida tão desasjustada. Ela chorava.
Jesus Cristo se entregou a Si mesmo, morrendo em uma cruz para pagar uma dívida que Ele não contraiu. Morreu para que houvesse a religação (religião) entre Deus e os homens. Todos são pecadores e Jesus morreu por todos, No entanto, somente aqueles que reconhecem a sua situação pecaminosa, pecadores que entendem o sacrifício de Jesus e confessam os seus pecados com sinceridade, são salvos pelo sacrifício de Jesus. Com relação aos pecadores que se julgam puros, religiosos, auto´suficientes, blasfemos e escarnecedores; nada Jesus pode fazer por eles, porque eles rejeitam a salvação. E Jesus disse certa vez que o único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espirito Santo. Isso significa que o pecado que não tem perdão é a rejeição à mão estendida de Jesus para os homens.
O fariseu quando viu aquela mulher ungindo os pés de Jesus deve ter pensado: “Ah, é assim que se descobre... Este que aqui está não é o Messias coisa nenhuma, pois se fosse saberia que esta mulher é pecadora, prostituta e não vale nada.”
Lendo Jesus o pensamento do fariseu, fez um paralelo, uma comparação enre os pecados da mulher e os de Simão.
Não podemos negar os pecados daquela mulher, porém ela estava em um plano superior com relação aquele fariseu, porque reconheceu os seus pecados e estava ali com um coração quebrantado e uma alma aflita, implorando misericórdia e perdão.
Aquela mulher deu o melhor do que dispunha. Ela deu tudo o que tinha. Jesus merece o melhor do que dispomos. Os discípulos acharam que era um desperdício derramar aquele alabastro sobre Jesus, mas Ele merecia tudo pois tirou aquela mulher das garras do diabo, através do Seu sangue.
Por causa do seu modo de vida, todos os presentes a conheciam e a condenavam. Foi muito difícil para ela enfrentar todos aqueles olhares, mas não se incomodou. Ela enfrentou tudo porque só pensava em Jesus, só pensava em retribuir o que Ele havia feito por ela. Todos a condenavam, mas nada fizeram para ajudá-la a sair daquela vida pecaminosa.
Sem que ela soubesse, estava ungindo o corpo de Jesus para a sepultura. Claro que demorou certo tempo para que acontecesse a Sua crucificação, era uma previsão simbólica.
Deus abençoe a todos em nome de Jesus. Muito obrigado por sua atenção e cooperação em indicar esse blog para outras pessoas. Sinto-me privilegiado de ser um cooperador de Deus nessa obra que não é minha, mas sim do Senhor Jesus.