Jesus curava por amor, por compaixão e para mostrar a presença do Reino de Deus, isto é, mostrar que Ele era realmente o Messias pois estava cumprindo as profecias. Jesus curou muitas pessoas durante o seu ministério. As Escrituras registram algumas curas, mas o número de pessoas curadas foi infinitamente maior do que o registrado.
Paulatinamente irei meditando com os irmãos e amigos as curas realizadas por Jesus, hoje falaremos sobre a mulher que tinha um fluxo de sangue.
Quando Jesus saiu do barco, vindo da cidade gentia de Gadara ou Gerasa, onde expulsou uma legião de demônios que atormentavam um homem, a multidão o recebeu com entusiasmo, pois fazia tempo que ela o esperava.
Dentre a multidão, surgiu um homem chamado Jairo que era chefe da Sinagoga, como tal era responsável por todos os detalhes relacionados ao preparo da mesma para os cultos e outras atribuições inerentes ao cargo.
Prostando-se aos pés de Jesus, Jairo implorou que Ele fosse a sua casa para ver a sua filha que estava prestes a morrer. Diante daquele apêlo dramático, Jesus encaminhou-se para lá seguido pelos discípulos e pela multidão que dificultava a sua locomoção.
De repente, uma mulher que tinha gasto todos os seus recuros com médicos e remédios na tentativa de ficar curada de uma enfermidade, caracaterizada por um constante fluxo de sangue, tocou na orla do vestido de Jesus e ficou boa na mesma hora. Ela já tinha ouvido falar sobre os milagres e curas de Jesus e não perdeu tempo, pois aquela talvez fosse a sua única oportunidade. A fé dela era tanta que ela pensara consigo mesma que um simples toque no vestido de Jesus seria suficiente.
Por que ela não se dirigiu a Jesus de maneira clara na frente de todos? Por que tanto acanhamento? Por que tamanha discrição? Porque de acordo com a Lei (Levítico 15.25) três tipos de doença separavam o homem do convívio com a sociedade: quem estivesse com lepra, quem tivesse tido contato com mortos e quem estivesse com hemorragia.
Ela nem poderia estar ali no meio da multidão, nem de fazer o que fizera. Jesus sabia que aquela mulher estava infringindo a Lei. Mas Jesus permitiu, porque ali estava alguém é era maior do que a Lei. Jesus é o Autor da Salvação. O contato com a mulher impura não o fez impuro, pelo contrário, ela foi purificada com o Seu poder.
A mulher, sentindo que tinha sido curada e temendo ser repreendida por Jesus por estar entre a multidão naquelas condições de impureza, esgueirou-se pelo meio do povo tentando se esconder e ir embora para casa.
Jesus sentiu que houve um milagre, quis saber quem O tocou, ou antes, fazer conhecido o milagre. Como identificar quem o tocou com tanta gente ao seu lado?
A mulher foi obrigada a se identificar, contar toda a verdade sobre a sua doença e testemunhar publicamente do milagre recebido. Jesus fez questão do testemunho dela para mostrar à multidão o poder da fé em Jesus Cristo.
Não devemos esconder as bênçãos derramadas sobre nós por Deus através de Jesus Cristo. O testemunho fortalece a fé das pessoas enfraquecidas espiritualmente. O maior testemunho que um filho de Deus pode dar é a sua transformação, a mudança de vida, o seu tratamento para com o próximo.
Jesus poderia e pode realizar milagres mesmo que não haja fé por parte de uma pessoa, porém fica meio sem sentido alguém receber uma graça sem crer em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. Mesmo assim, Jesus tem operado maravilhas, milagres nas vidas de muitas pessoas quando são apresentadas a Ele por um dos seus filhos e têm havido conversões.
Assim temos que interceder a Deus em favor das pessoas que sofrem, quer sejam filhos ou apenas criaturas de Deus. Além de doente, a mulher era rejeitada por ser uma mulher pecadora e isso impedia o seu relacionamento com Deus.
Porém a sua fé fez com que Jesus resolvesse ambos os problemas ao dizer:
“Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz”. Note que ele não falou, “Filha, a tua fé te curou.”
Essa mulher foi curada física e espiritualmente. Apesar de ter sua saúde restaurada, um dia ela morreu e foi enterrada, mas apenas fisicamente. Porque ao ser curada, "salva", viverá enternamente, porque Jesus nos diz: "Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." Joa 11:25
Minha oração é que sua fé em Jesus cure você fisicamente e, principalmente, espiritualmente.
Deus os abençoe.





Cada pessoa nasce com um ou mais dons (vocação, queda, jeito, tendência) dados pelo Espírito Santo, para que todas as necessidades humanas sejam suprimdas. Há pessoas premiadas com vários dons (pau para toda obra) e outras que têm apenas um para a sua sobrevivência.