quarta-feira, 2 de abril de 2008

Crônica 04 – A Chamada de Abraão – Gênesis 12.1-9


Os povos antigos descenden- tes dos três filhos de Noé povoaram a Terra e foram divididos em tribos ou nações, tendo cada uma delas as suas próprias leis, costumes, idiomas, deuses, religiões e seus conceitos sobre Deus Jeová. Tornaram-se politeístas, tendo deuses paralelos, como fazem muitos seguimentos religiosos hoje em dia.

A Promessa de Deus feita ao homem tinha que ser cumprida. O Messias tinha que vir ao mundo redimir o homem pecador. Qual nação estava em condições de receber Jesus Cristo? No seio de qual nação Cristo poderia nascer? Nenhuma preenchia os requisitos necessários. Mas nem tudo estava perdido. Deus encontrou um homem na Caldéia, descendente de Sem (um dos filhos de Noé), chamado Abraão, que era reto aos olhos de Deus.

V.1-3 Jeová Deus mandou que Abraão deixasse a sua terra, a sua parentela e fosse para uma terra distante mil quilômetros e lá formar uma grande nação. Uma nação santa, separada do mundo, escolhida para o Redentor da humanidade nascer no seio dela. A chamada de Abraão aconteceu em Ur dos caldeus, conforme vemos no capítulo 11 de Gênesis versos 31 e 32 e em Atos dos Apóstolos 7.1-4. Depois foi renovada em Harã onde Tera (pai de Abraão) se estabeleceu e não quis seguir viagem para Canaã. Abraão, provavelmente, havia influenciado o seu pai a viajar para Canaã quando estavam em Ur, mas ao chegar a Harã, Tera desistiu. Como Tera estava muito velho, Abraão permaneceu ao seu lado até o seu falecimento.

V. 4-9 Harã da Mesopotâmia era uma cidade edificada pelos reis da Babilônia onde Abraão morou alguns anos e convenceu algumas pessoas a aceitar a sua causa e seguir com ele para Canaã. Uma comunidade religiosa já estava começando.
Em Siquém havia uma santuário cananeu. Como Abraão não endossava a adoração pagã ali executada, ele construiu um novo altar nesse lugar sagrado. Deus estava dando a Abraão uma terra já ocupada pelos cananeus. Como poderia a terra tornar-se dele? Pela fé Abraão deixou a sua terra e agora, ao chegar à Terra Prometida, ela estava ocupada. Mais uma vez a sua fé estava sendo testada. Ele ficou mais tranqüilo quando Deus informou que ia dar a terra aos seus descendentes.
Sugiro aos meus irmão e amigos que continuem com Abraão até o capítulo 25 e possam conhecer melhor o patriarca do povo hebreu e a fé deste homem maravilhoso formador do “povo de Deus” a quem a humanidade deve se render e tê-lo como ponto de partida para a redenção da humanidade através de Jesus Cristo.Deus abençoe a todos em nome de Jesus.