segunda-feira, 31 de março de 2008

Crônica 03 – Os Povos da Terra – Gênesis 5 – 10


5 Os descendentes de Adão e Eva povoaram a região próxima ao Jardim do Éden onde se localizam o Iraque e o Irã atualmente.
6-9 Diante da corrupção humana, Deus resolveu exterminar toda a humanidade e seres viventes, através do dilúvio. Dentre todos os homens, Deus encontrou um homem fiel, chamado Noé. Deus mandou que ele construísse uma Arca onde ele entrou com a sua família e os animais.
10 Noé se tornou então o segundo patriarca (pai) da humanidade através dos seus três filhos: Sem, Cam (Cão) e Jafé que repovoaram a Terra. Os povos descedentes deles eram: egípcios, sumérios, acádios, assírios, caldeus, hebreus, hititas, medos, persas, chineses, hindus, cretenses, fenícios, gregos e romanos.
Os egípcios são descendentes de Cão. Deixaram a Caldéia em 5.000 a.C para formarem o Egito no nordeste da África.
Os acádios eram também descendentes de Cão. Vieram da Síria em 4.000 a.C para a Baixa Mesopotâmia onde já acharam os sumérios que foram dominados e em 2.600 a.C se uniram formando a Caldéia dos caldeus com a capital Babilônia localizada às margens do Rio Eufrates.
Os assírios eram também descendentes de Cão. Viviam mais ao norte da Alta Mesopotâmia. Nínive era a capital às margens do Rio Tigre.
Os chineses são também descendentes de Cão. Deixaram a Caldéia para povoarem a China.
Os hindus são também descedentes de Cão. Invadiram a Índia há 2.500 a.C. vindos da Caldéia, origem de todos os povos. Sua religião oficial é o bramanismo (Brama).
Os hebreus são descendentes de Sem. A sua pátria era Canaã ou Palestina. Foram dominados pelos caldeus, persas, gregos e romanos. Como rejeitaram a Jesus, foram dispersos pelo mundo despatriadamente. Em 1948 d.C foi criado o estado de Israel. Muitos judeus deixaram os países onde moravam e voltaram à pátria dos seus ancestrais, Israel, cuja capital é Jerusalém. Povo com pendores religiosos, e por isso mesmo superior a todos os outros povos por ser monoteísta ao adorar o Único Deus Verdadeiro (Jeová).
Os medos e persas era descedentes de Jafé. Detentores da cultura mundial. Povoaram as Ilhas do Mar Egeu, Ilhas do Mediterrâneo e parte da Ásia. Hoje em dia os descendentes de Jafé povoam todos os continentes e praticamente dominam o mundo todo.
Cretenses e fenícios eram também descedentes de Jafé. Viviam nas Ilhas do Mar Egeu (Creta e Fenícia), ao sul da Grécia, as quais invadiram desde 4.000 a.C. Os cretenses se estabeleceram na Ilha de Creta e os fenícios na Fenícia, país estreito da Ásia, entre a montanha do Líbano e o Mar Mediterrâneo. Fundaram a colônia de Cartago na África do Norte, perto da atual cidade de Túnis. A capital da Fenícia era Tiro. Seu principal rei foi Hirão II que mantinha boas relações de amizade com o rei Salomão, para o qual forneceu material e operários para a construção do famoso Templo de Jerusalém. Hoje faz parte do território do Líbano. A maior invenção dos fenícios foi o alfabeto.
Os gregos também são descendentes de Jafé e pertencem ao ramo indo-europeu. A Grécia é formada pela parte meridional da península dos balcãs e banhada pelos mares Jônio e Egeu.Os romanos também são oriundos de ramo indo-europeu e portanto descendentes de Jafé. Os primeiros descendentes dos três filhos de Noé queriam viver juntos, e então começaram a construir uma torre que alcançaria o Céu e uma cidade em volta. Mas isso não foi feito para a glória de Deus e contrariava os planos de Deus que queria que toda a Terra fosse povoada. Houve então uma confusão idiomática (Babel significa confusão). Foram fundadas ali várias línguas ou idiomas. Os grupos que se entendiam, se uniram e se espalharam pelo mundo.