sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os Profetas e seus Livros

Com a queda do homem, o diálogo entre Deus e ele foi quebrado pois o pecado separa o homem de Deus. Todavia, Deus jamais abandonou o homem. Deus continuou se preocupando com o destino do homem, procurava sempre transmitir ordens visando o bem estatr dele. Para isso escolhia homens para funcionarem como arautos ou porta-vozes de Deus. Aqueles homens receberam o nome de Profetas.

Isaías – O nome Isaías signfica – Javé salva – Isaías nasceu em Jerusalém em 760 a.C. Descendente de família nobre. Foi chamado para o ministério profético em 738 a. C. e atuou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (durante o período assírio). Defendia a neutralidade de Judá na briga entre a Assíria e o Egito e confiar somente em Javé. Seguindo as instruções de Isaías, Zedequias saiu incólume da contenda entre a Assíria e Egito em 701 a.C. Anunciou o cativeiro, a volta purificada e o Messias. Por acusar os atos do rei Manassés, foi morto por este em 698 a.C.

Jeremias – O nome Jeremias significa – Jeová rejeita – Nasceu em 646 a. C na cidade de Anatote, perto de Jerusalém. Descendente de família de sacerdotes. Começou o seu ministério profético em 626 a. C. Começou a profetizar no tempo do rei Josias e atuou durante o cativeiro babilônico. Rejeitava os costumes idolátricos deixados pelo rei Manassés. Recomendava aos sucessores de Josias a aceitarem o cativeiro pacificamente pois o povo voltaria purificado e não havia necessidade de aliança com o Egito. Morreu no Egito triste e angustiado pela ingratidão do seu povo.

Ezequiel – O nome Ezequiel significa – Deus fortalece – atuou durante o cativeiro babilônico pois foi levado cativo juntamente com o seu povo em 597 a. C. quando o rei de Judá era Joaquim. O povo se estabeleceu perto do rio Quebar onde Ezequiel profetizou durante 22 anos de 595 a 574 a. C. aproximadamente. Ainda em Jerusalém mostrava o pecado do povo. No cativeiro pregava a restauração do povo. Ezequiel usou literatura apocalíptica (literatura simbólica) para despistar os caldeus, porém os judeus entendiam perfeitamente o que Deus estava dizendo. Morreu Ezequiel no cativeiro entre 571 a.C. e 561 a. C.

Daniel – Juiz de Deus – (Aquele que julga em nome de Deus). Nasceu em 603 a. C. e faleceu em 534 a.C. Descendente de família nobre do Reino de Judá. Em 605 a. C. foi levado para o cativeiro babilônico por Nabucodonosor e lá ocupou a posição de destaque junto aos reis Nabucodonosor, Daria e Ciro. Deus esteve sempre ao seu lado livrando-o dos inimigos do povo de Deus, inclusive, livrou-o da fornalha quente onde fora jogado com os seus companheiros. Usou literatura apocalíptica ou simbólica para descrever as visões relacionadas com os impérios babilônicos, medo, persa e grego. Todos caíram mas o povo de Deus continua vivo e fazendo sempre a vontade do Senhor.

Oséias – Salvação – profeta do Reino de Israel. Profetizou entre 785 a. C e 725 a. C. durante o período assírio, cujo rei de Israel era Jeroboão II. Pregava contra a aliança entre Israel e o Egito.
Joel – Joel significa – Jeová é Deus – Profetizou após o exílio.

Amós – Amós significa – sobrecarregado – Atuou no período assírio. Era natural da cidade de Tecoa em Israel, reinava no seu tempo Jeroboão II. Foi expulso do Reino do Norte pelos sacerdotes acusado de traidor por profetizar a queda do reino (realmente aconteceu). Dizem os estudiosos que Amós foi morto pelo filho do sacerdote Amasias com uma pedrada na têmpora.

Obadias – Obadias significa – servo de Deus – Profetizou em 589 a.C. foi contemporâneo de Jeremias e Ezequiel. Sua mensagem procurava inspirar coragem aos israelitas através da fé contra Edom (descendentes de Esaú).

Jonas – Nasceu na Galiléia. Profetizou a partir de 825 a. C. no reinado de Jeroboão II. Sua mensagem se baseia na universalidade do amor, da misericórdia e do perdão para todos aqueles que aceitam o chamado de Deus. Vemos na sua profecia também o cuidado de Deus para com o homem mandando sempre mensageiros em busca do pecador. A mensagem chama atenção para a mesquinhez humana, isto é, a salvação dada por Deus pela graça, através de Jesus, não pertence só a você. Lembre-se que a salvação de Deus em Jesus Cristo é acessível a toda criatura que o aceite como único e suficiente Salvador.

Miquéias – Quem é semelhante a Deus? – Miquéias nasceu em um povoado a sudoeste de Jerusalém chamado Moresete. Atuou no período assírio e foi contemporâneo do profeta Isaías. Trabalhou durante os reinados dos reis Jotão, Acaz e Ezequias. Sua mensagem apontava para a veracidade de religião ensinada por Deus Jeová e também a vinda do Messias como Libertador ou Redentor da humanidade.

Naum – Rico em conforto – Nasceu na cidade de Elcos na Galiléia. Estudiosos dizem que é de Cafarnaum (cidade de Naum). Atuou no reinado do rei Josias. Sua mensagem girava em torno da destruição de Niníve, capital da Assíria. Atuou em 630 a. C. mais ou menos.

Habacuque – Atuou durante o cativeiro babilônico. Joaquim era o rei de Judá. Ele dizia que os caldeus foram chamados para castigar o povo de Deus por causa da desobediência. O profeta argumenta por que os maus prosperam e dominam os bons, se é a justiça que governa o mundo? Atuou de 608 a 597 a. C.

Sofonias – Deus se esconde – Profetizou durante o cativeiro babilônico. Josias era o rei de Judá quando Sofonias começou a profetizar. Alguns estudiosos dizem que Sofonias descende do rei Ezequias, outros porém afirmam que ele descende de um homem chamado Ezequias mas não o rei de Judá.

Ageu – Profetizou atuando na reconstrução da cidade, dos muros e do Templo em 520 a. C. (24/09/ 520 a. C). Atuou em Jerusalém de 520 a 485 a. C. com o povo que regressou do cativeiro. Profetizou de 520 a 487 a. C. com o povo que regressou do cativeiro com Zorobabel de 520 a 487 a. C.

Malaquias – Meu Mensageiro – há quem diga que ele atuou em 397 a. C. porém outros estudiosos dizem que Malaquias trabalhou em 430 a. C. porque ele condena os mesmos que Esdras e Neemias condenaram. Parece que o povo já estava readaptando e esquecendo inclusive do castigo do cativeiro, pois Malquias estava chamando atenção para o cumprimento das Ordenanças de Deus.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Crônica 08 – Reis de Israel

Saul – Primeiro rei de Israel. Seu pai chamava-se Quis da tribo de Benjamin. Reinou de 1031 a 1011 a.C. Reinou 20 anos. I Samuel capítulos 9 e 10.

Davi – Segundo rei de Israel. Seu pai chamva-se Jessé da tribo de Judá. Davi era natural da cidade de Belém da Judéia ou Efrata. O nome Davi significa “amado”. Reinou 40 anos, de 1011 a 971 a.C. I Samuel 16.

Salomão – Terceiro rei de Israel. Era filho do rei Davi com Bate-Seba (mulher do general Urias que Davi mandou para a frente de batalha a fim de ser morto e ele ficar com ela). Reinou 40 anos, de 971 a 931 a.C. I Reis cap.2.

Roboão (Reoboão) – Filho do rei Salomão. Assumiu o trono como o quarto rei de Israel, mas logo no início do seu reinado houve a separação das tribos, formando o Reino do Norte ou Israel com 10 tribos e o Reino do Sul ou Judá com duas.

Jeroboão – Primeiro rei de Israel após a separação das tribos. Jeroboão era servo do rei Salomão. Reinou 21 anos, de 931 a 910 a.C. I Reis 11.43.

Nadabe – Filho do rei Jeroboão. Reinou apenas 1 ano de 910 a 909 a. C. pois foi morto por Baasa. I Reis 14.20.

Baasa – Filho do profeta Aías. Matou o rei Nadabe e apossou-se do trono. Reinou 23 anos de 909 a 886 a. C. I Reis 15.16.

Elá – Filho do rei Baasa. Do mesmo modo que seu pai Baasa matou o rei Nadabe, ele também foi morto pelo seu servo Zinre. Reinou apenas 1 ano, de 886 a 885 a. C. I Reis 16.6-8.

Zinre – Matou o rei Elá mas seu reinado durou pouco tempo porque o povo jamais se conformou com a sua atitude e através de pressão e coação, fê-lo se suicidar e colocou Onri em seu lugar. Reinou apenas 7 dias do ano de 885.a.C.

Onri – Devido ao suicídio de Zinre, o povo o colocou no trono. Reinou de 881 a 874 a. C.. De 885 a 881 a. C. um co-regente ficou no seu lugar. Reinou então sete anos. I Reis 16.16-28.

Acabe – Filho de Onri. Sua esposa chamava-se Jezabel. Reinou de 19 a 21 anos entre os anos de 874 a 853 a. C. I Reis 16.28-34.

Acazias – filho de Acabe. Morreu proveniente de uma queda e por isso mesmo reinou apenas 1 ano de 853 a 852 a.C. I Reis 22.40 e II Reis 8.24-29 e 9.27.

Jorão – Era irmão do rei Acazias e como este não deixou herdeiro, ele assumiu o trono de 853 a 841 a.C. Foi morto por Jeú. II Reis 1.17 e 8.29.

Jeú – Era capitão do exército do rei Jorão. Foi ungido rei por ordem do Senhor. Matou Jorão, Jezabel, os 70 filhos do rei Acabe e todos os profetas de Baal. Reinou 30 anos de 841 a 814 a. C. II Reis 9.1-37 e 10.1-14.

Jeocaz – Filho de Jeú. Reinou 14 anos de 814 a 798 a. C. II Reis 13.1-9.

Jeoás – Filho de Jeoacaz. Reinou 15 anos de 798 a 782 a. C. II Reis 13.9-13.

Jeroboão II – Filho de Jeoás. Reinou 29 anos de 782 a 753 a. C. e mais 11 anos de 793 a 782 a.C. como co-regente no reinado de seu pai Jeoás. II Reis 13.13.

Zacarias – Filho de Jeroboão II. Reinou apenas 1 ano (de 6 meses a 1 ano) porque foi morto por Salum – de 753 a 752 a.C. II Reis 14.29 e 15.8-12.

Salum – Matou o rei Zacarias mas foi morto também por Manaem. Reinou apenas 1 mês no ano de 752 a. C. II Reis 15.8-16.

Manaem – Conspirou e matou o rei Salum. Reinou 10 anos de 752 a 742 a. C. II Reis 15.12-22.

Pecaías – Filho de Manaem. Foi morto por Peca. Reinou 2 anos de 742 a 740 a.C. II Reis 15.22-24.

Peca – Era capitão do rei Pecaías. Matou o rei e reinou de 740 a 732 a.C. com rei e de 752 a 740 a. C. como co-regente de Manaem e Pecaías. Reinou 20 anos. II Reis 15.25-28.

Oséias – Conspirou e amtou o rei Peca. Reinou 10 anos de 732 a 722 a.C. II Reis 15.30 e 17.1-2.A invasão por parte da Assíria começou no reinado de Peca e seu concretizou inteiramente no de Oséias, findando assim o Reino do Norte ou Israel em 721 a.C.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Crônica 06 – Outros Livros da Bíblia

Josué – Acredita-se que foi Josué o autor do Livro, embora haja estudiosos que discordem. Josué tinha duas missões principais: ocupar a Terra Prometida e dividi-la entre as Tribos de Israel. No Êxodo Josué tinha 40 anos, com mais 40 que passou no deserto fez 80 anos de idade ao entrar em Canaã. Viveu mais 30 anos, morrendo aos 110 com a consciência tranqüila pelo dever cumprido ao lado de Moisés.

Juízes foram personagens que, depois da morte de Josué até a implantação do Reino (do século XII ao XI a.C) libertavam o povo das mãos do inimigo em ocasiões especiais. Quando uma ou algumas tribos estavam sendo hostilizadas ou atacadas pelos inimigos de Israel, todas as tribos se reuniam sob o comando de uma pessoa escolhida por Deus (Juiz). O período dos juízes durou 330 anos. O livro foi escrito (iniciado) nos primeiros anos do reinado de Saul e terminado antes do sétimo ano do reinado de Davi. O autor foi Saul ou Davi (não se tem certeza absoluta).

Rute – É uma história comovente e cheia de graça. É um drama em dois gêneros literários: narrativo e diálogo. São apenas quatro capítulos que resumimos assim: Rute acompanha a sua sogra Noemi que volta de Moabe para Belém, sua terra natal – Rute na respingadura – Rute passa a noite na eria de Boaz – As núpcias de Boaz e Rute. Da união entre eles saiu o rei Davi, o que valoriza muito este pequeno e grande Livro. Não se sabe quem foi o autor de Rute nem quando foi escrito.

Samuel – Os dois livros trata de Samuel, Saul e Davi. Suas lutas, suas vitórias e derrotas, suas fraquezas, suas virtudes e seus reinados em um período de 150 anos (de 1120 a 970 a.C).

Reis – Como o próprio nome indica, os dois livros tratam dos reis de Israel e Judá após a morte do rei Salomão. A seqüência imperial dos dois reinos foi interrompida com as invasões da Assíria e Babilônia.
Não se tem certeza quem foi o autor. Deve ter sido escrito entre 560 a.C e 538 a.C.
O Reino do Norte ou Israel durou dois séculos – de 930 a 730 a.C.
O Reino do Sul ou Judá durou quatro séculos – de 1010 a 586 a.C.
Crônicas – Trazem genealogias e atuações dos Reis de Israel e Judá. São livros paralelos aos Livros de Reis.

Esdras – Esdras era sacerdote e escriba hábil na Lei de Moisés. Subiu da Babilônia para Jerusalém com a primeira leva dos cativos para reconstruirem a cidade.

Neemias – Neemias era um judeu que estava na Babilônia. Era copeiro do rei Artaxerxes e foi enviado para reconstruir os muros de Jerusalém.

Ester – Era uma moça judia que se tornou rainha ao casar-se com o rei Assuero da Pérsia. Entendemos que aquele casamento veio da parte de Deus para proteger o Seu povo sob a dominação persa.

Jó – Este livro nos mostra que às vezes os justos sofrem sem culpa alguma, mas no final, provada a sua inocência, sua fé em Deus, sua dependência de Deus; Ele recompensa o Seu filho fiel. O objetivo da obra é mostrar a solução e o consolo para os que sofrem injustamente pelo amor a Deus. A cena ocorreu entre a Iduméia e a Arábia.

Salmos – Cânticos sagrados que os hebreus (também gregos e latinos) intitulam como hinos poéticos religiosos em forma de orações e louvores a Deus. A coleção desses hinos é conhecida como Saltério.
Distinguem-se pelos nomes dos autores: Davi, filhos de Coré, Asafe. Há no Saltério Salmos de autores anônimos.
O Saltério foi se formando aos poucos, desde 1000 a 400 a.C. No Saltério encontramos Salmos que atendem todas as circuntâncias da vida humana.

Provérbios – Sentenças filosóficas breves e conceituosas que sob forma sutil e geralmente figurada, ditam ensinamentos úteis para a vida. O rei Salomão foi o autor do Livro.

Eclesiastes – Eclesiastes significa “reunir, convocar” (reunião, convocação). O livro todo é cheio de suavae colorido de serena melancolia e profunda compaixão pelos sofrimentos humanos. Nos convoca a ter uma fé inabalável em Deus e na Sua ação no universo e na sociedade humana.
Cantares – Pequeno poema entre lírico e dramático (um idílio de amor) espiritual entre Deus e o Seu povo representados por dois persongagens (a sulamita e um jovem pastor). Chama atenção para a fidelidade que devemos ter para com Deus e desprezando o pagnismo. Deus chama a atenção de Israel para não se deixar levar pelo poderia da Assíria, Egito, Grécia com os quais Israel estava em contato quase contínuo.

Deus abençoe a todos.

domingo, 6 de abril de 2008

Crônica 05 – A Chamada de Moisés – Êxodo 3

V 10 – Deus chama Moisés para tirar o seu povo do Egito. O que estava o povo de Deus fazendo no Egito? Vamos juntos acompanhar os passos dos hebreus começando com José em Gênesis 37-50 e terminando com Moisés em Êxodo 1 e 2. Vemos em Êxodo capítulo 2: O Nascimento de Moisés, O Homicídio, A Fuga e Morte de Faraó.

Moisés morou 40 anos com os midianitas e aprendeu muitas coisas que foram úteis quando teve que liderar os israelitas no deserto como: relevo geográfico, trilhas, oásis, fontes. Os midianitas eram parentes distantes dos hebreus conforme Gênesis 25.2. É provável que os midianitas mantiveram contato com a tribo de Judá e falaram sobre Deus Jeová para Moisés; haja vista que o sogro de Moisés era um sacerdote.
V. 1-9 Moisés apascentava o rebanho de seu sogro quando Deus apareceu a ele, isto é, Deus se revelou a Moisés. Moisés sabia muito pouco sobre os israelitas, pois for a criado na corte de Faraó. O livro de Gênesis e os dois primeiros capítulos do livro de Êxodo foram revelados por Deus a Moisés. Ele até se assustou quando Deus disse tudo sobre ele: tribo, pai, mãe, irmãos.
V. 10 Após a narração, Deus disse para Moisés: “Agora que você, Moisés, está ciente de tudo; Eu preciso de você. Quero que você, juntamente com o seu irmão Arão, liberte o Meu povo do cativeiro e leve-o até a Palestina, sua pátria”.

V. 11 Moisés relutou por ser uma tarefa muito difícil. Ele achava que não estava capacitado para um empreendimento tão grande.

V. 12-17 Deus deu todas as coordenadas, todas as explicações a Moisés.

V. 18 e assim finalmente Moisés partiu para o Egito. A tarefa foi árdua, mas ele conseguiu porque seguiu as instruções de Deus.

Alguns teólogos dizem que os faraões opressores foram: Totmés III (1500-1450 a.C) e Amenófis II (1447-1420 a. C). Ambos eram da XVIII Dinastia.

Outros teólogos afirmam que os faraós opressores foram Ramés II (1295-1225 a. C) e seu sucessor Menefta (1225-1215 a.C), ambos da XIX Dinastia. Todos os teólogos estão de acordo que foi o Faraó Menefta que autorizou a saída dos israelitas do Egito após muita resistência.

Há a Chamada Geral e a Especial. A Geral é aquela que Deus chama toda a humanidade para segui-lO e a Especial é aquela em que Deus escolhe pessoas já regeneradas para um trabalho específico.

Moisés escreveu cinco livros chamados de Pentateuco de Moisés. Ei-los:

Gênesis: Origem ou princípio de tudo que existe no Universo. Narra outros fatos também.

Êxodo: Narra a saída do povo de Deus do Egito e outros fatos interessantes. Foi escrito entre 1292 e 1225 a.C.

Levítico: Trata quase que exclusivamente dos deveres sacerdotais. Como a tribo de Levi era a tribo dos sacerdotes, o nome do livro é uma homenagem àquela tribo. Contém muitas leis.

Números: Recebeu esse nome por causa da contagem ou recenseamento dos israelistas no deserto.

Deuteronômio: Significa Segunda Lei. Além das leis novas, há complementos, esclarecimentos e modificações para as leis anteriores contidas nos outros livros anteriores. Temos também a preparação para a entrada na Palestina, eleição de Josué, despedida de Moisés, suas bênçãos proféticas e sua morte.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Crônica 04 – A Chamada de Abraão – Gênesis 12.1-9


Os povos antigos descenden- tes dos três filhos de Noé povoaram a Terra e foram divididos em tribos ou nações, tendo cada uma delas as suas próprias leis, costumes, idiomas, deuses, religiões e seus conceitos sobre Deus Jeová. Tornaram-se politeístas, tendo deuses paralelos, como fazem muitos seguimentos religiosos hoje em dia.

A Promessa de Deus feita ao homem tinha que ser cumprida. O Messias tinha que vir ao mundo redimir o homem pecador. Qual nação estava em condições de receber Jesus Cristo? No seio de qual nação Cristo poderia nascer? Nenhuma preenchia os requisitos necessários. Mas nem tudo estava perdido. Deus encontrou um homem na Caldéia, descendente de Sem (um dos filhos de Noé), chamado Abraão, que era reto aos olhos de Deus.

V.1-3 Jeová Deus mandou que Abraão deixasse a sua terra, a sua parentela e fosse para uma terra distante mil quilômetros e lá formar uma grande nação. Uma nação santa, separada do mundo, escolhida para o Redentor da humanidade nascer no seio dela. A chamada de Abraão aconteceu em Ur dos caldeus, conforme vemos no capítulo 11 de Gênesis versos 31 e 32 e em Atos dos Apóstolos 7.1-4. Depois foi renovada em Harã onde Tera (pai de Abraão) se estabeleceu e não quis seguir viagem para Canaã. Abraão, provavelmente, havia influenciado o seu pai a viajar para Canaã quando estavam em Ur, mas ao chegar a Harã, Tera desistiu. Como Tera estava muito velho, Abraão permaneceu ao seu lado até o seu falecimento.

V. 4-9 Harã da Mesopotâmia era uma cidade edificada pelos reis da Babilônia onde Abraão morou alguns anos e convenceu algumas pessoas a aceitar a sua causa e seguir com ele para Canaã. Uma comunidade religiosa já estava começando.
Em Siquém havia uma santuário cananeu. Como Abraão não endossava a adoração pagã ali executada, ele construiu um novo altar nesse lugar sagrado. Deus estava dando a Abraão uma terra já ocupada pelos cananeus. Como poderia a terra tornar-se dele? Pela fé Abraão deixou a sua terra e agora, ao chegar à Terra Prometida, ela estava ocupada. Mais uma vez a sua fé estava sendo testada. Ele ficou mais tranqüilo quando Deus informou que ia dar a terra aos seus descendentes.
Sugiro aos meus irmão e amigos que continuem com Abraão até o capítulo 25 e possam conhecer melhor o patriarca do povo hebreu e a fé deste homem maravilhoso formador do “povo de Deus” a quem a humanidade deve se render e tê-lo como ponto de partida para a redenção da humanidade através de Jesus Cristo.Deus abençoe a todos em nome de Jesus.