quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Apocalipse 22.1-5 - Vida Eterna na Cidade Santa


V. 1 - Esta visão final da Cidade Santa nos mostra a belíssima esperança cristã: o rio da água da vida - a árvore da vida - Deus e o Cordeiro são o centro e a fonte de tudo - os filhos de Deus adoram e participam do Reino para sempre - todos os frutos malígnos estarão ausentes.

O clima seco de uma região desértica ou semidesértica contribuiu para que a água e a árvore se tornassem símbolos religiosos da Bíblia. Ambas foram duas coisas de muita necessidade para os moradores daquela região.

Água significa vida; o rio da água da vida simboliza a fonte da vida eterna. João está usando imagens do Velho Testamento (se espelhando) para ilustrar o significado e valor da água para os conceitos bíblicos:

a) Gênesis 2.10 - Havia um rio no Jardim do Éden.
b) Salmos 46.4 - Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus.
c) Ezequiel 47.1,2 - Havia um rio que fluía do Templo.
d) Zacarias 14.7,8 - Esperava um futuro em que correria água de Jerusalém em dois rios.

Já no Novo Testamento vemos em João 4.14 e João 7.38 a água simbolizando a vida espiritual e se relaciona com Apocalipse 7..7- 21.6 e 22.17.

Em Apocalipse 8.10 e 16.4 vemos as pragas ferindo as fontes de água doce aqui na Terra, porém na Nova Cidade haverá abundância de água viva.

Em Ezequiel 47. 1, 2 o rio flui do Templo, porém aqui ele flui do Trono de Deus e do Cordeiro, indicando o seu suprimento ilimitado.

V. 2 - Vemos no verso 2 que o rio corre no meio da praça principal da Cidade Nova, indicando a vida eterna que vem de Deus. A Árvore da Vida simboliza a vida eterna conforme Apocalipse 2.7, quando João disse para os Efésios que eles iriam comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Comer da árvore da vida é ter vida eterna. Ser negada a alguém a árvore da vida significa perder a vida eterna como está escrito em Apocalipse 22.19.

Em Ezequiel 47:12 vemos árvores de ambos os lados do rio que davam frutos a cada mês para alimento e as suas folhas eram para remédio ou cura. Embora João fale de árvore da vida, têm-se a idéia de um bosque de árvores de ambos os lados do rio.

Os doze frutos são possivelmente diferentes e simbolizam o suprimento abundante e regular.
A cura das nações que responderam com obediência em Ap. 7.9. E a - glória e a honra - que são possuídas pelas nações são dadas gratuitamente a Deus como vemos em Ap. 21.26.

Há aqui três coisas básicas e necessárias ao sustento da vida: água, alimento e saúde.

Este quadro visto por João através de uma visão é a terceira cena do quadro e simboliza a provisão destas três necessidades (água, alimento e saúde).

A água da vida e os frutos perpétuos da árvore da vida fornecem alimento e bebida e as folhas, que têm virtudes curativa, garantem a saúde. Juntas, estas três coisas simbolizam a nutrição e os cuidados que Deus dispensa aos Seus. Como poderá o homem viver para sempre?

Aqui temos a resposta, e ela nos vem lá do trono de Deus e do Cordeiro: "Deus tem tudo quanto é necessário à conservação da vida eterna do homem".

Vv 3 a 5 - Vamos interpretar os versos 3, 4 e 5 sobre maldição, trono de Deus e do Cordeiro e luz.

O Céu é o lugar onde Deus está juntamente com o Cordeiro de onde flui o rio. Não há mais necessidade de luz, porque o Senhor Deus os alumiará.

Os remidos servirão a Deus incessantemente, isto é, O adorarão.

Os remidos verão a Deus face a face.

Os remidos continuarão a ter os seus nomes em suas frontes, como uma constante confissão do senhorio dele e da identidade e segurança deles.

Reinarão pelos séculos dos séculos, isto é, reinarão eternamente (Ap. 1.6 - 5.10 - 2.26 - 3.21).

Este reinado tem início já aqui na Terra na vida da Igreja.

A presença de Deus exclui automaticamente a maldição do Novo Éden.

A noite, com as suas turvas e incertezas, é um símbolo do mal conforme João 3.19 em que os homens pecadores amavam mais as trevas do que a luz. Os remidos viverão para sempre na luz do Senhor Deus.

Esta é a resposta de Deus ao homem que quer conhecer alguma coisa da vida futura. Simbolicamente Deus lhe diz: "O Céu é um lugar de comunhão perfeita, de perfeita proteção, de perfeita provisão das necessidades, de serviço perfeito para Deus".

Como é grande e forte aqui o contraste entre o destino dos ímpios e o destino dos remidos do Cordeiro.