sexta-feira, 25 de abril de 2008

Os Profetas e seus Livros

Com a queda do homem, o diálogo entre Deus e ele foi quebrado pois o pecado separa o homem de Deus. Todavia, Deus jamais abandonou o homem. Deus continuou se preocupando com o destino do homem, procurava sempre transmitir ordens visando o bem estatr dele. Para isso escolhia homens para funcionarem como arautos ou porta-vozes de Deus. Aqueles homens receberam o nome de Profetas.

Isaías – O nome Isaías signfica – Javé salva – Isaías nasceu em Jerusalém em 760 a.C. Descendente de família nobre. Foi chamado para o ministério profético em 738 a. C. e atuou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (durante o período assírio). Defendia a neutralidade de Judá na briga entre a Assíria e o Egito e confiar somente em Javé. Seguindo as instruções de Isaías, Zedequias saiu incólume da contenda entre a Assíria e Egito em 701 a.C. Anunciou o cativeiro, a volta purificada e o Messias. Por acusar os atos do rei Manassés, foi morto por este em 698 a.C.

Jeremias – O nome Jeremias significa – Jeová rejeita – Nasceu em 646 a. C na cidade de Anatote, perto de Jerusalém. Descendente de família de sacerdotes. Começou o seu ministério profético em 626 a. C. Começou a profetizar no tempo do rei Josias e atuou durante o cativeiro babilônico. Rejeitava os costumes idolátricos deixados pelo rei Manassés. Recomendava aos sucessores de Josias a aceitarem o cativeiro pacificamente pois o povo voltaria purificado e não havia necessidade de aliança com o Egito. Morreu no Egito triste e angustiado pela ingratidão do seu povo.

Ezequiel – O nome Ezequiel significa – Deus fortalece – atuou durante o cativeiro babilônico pois foi levado cativo juntamente com o seu povo em 597 a. C. quando o rei de Judá era Joaquim. O povo se estabeleceu perto do rio Quebar onde Ezequiel profetizou durante 22 anos de 595 a 574 a. C. aproximadamente. Ainda em Jerusalém mostrava o pecado do povo. No cativeiro pregava a restauração do povo. Ezequiel usou literatura apocalíptica (literatura simbólica) para despistar os caldeus, porém os judeus entendiam perfeitamente o que Deus estava dizendo. Morreu Ezequiel no cativeiro entre 571 a.C. e 561 a. C.

Daniel – Juiz de Deus – (Aquele que julga em nome de Deus). Nasceu em 603 a. C. e faleceu em 534 a.C. Descendente de família nobre do Reino de Judá. Em 605 a. C. foi levado para o cativeiro babilônico por Nabucodonosor e lá ocupou a posição de destaque junto aos reis Nabucodonosor, Daria e Ciro. Deus esteve sempre ao seu lado livrando-o dos inimigos do povo de Deus, inclusive, livrou-o da fornalha quente onde fora jogado com os seus companheiros. Usou literatura apocalíptica ou simbólica para descrever as visões relacionadas com os impérios babilônicos, medo, persa e grego. Todos caíram mas o povo de Deus continua vivo e fazendo sempre a vontade do Senhor.

Oséias – Salvação – profeta do Reino de Israel. Profetizou entre 785 a. C e 725 a. C. durante o período assírio, cujo rei de Israel era Jeroboão II. Pregava contra a aliança entre Israel e o Egito.
Joel – Joel significa – Jeová é Deus – Profetizou após o exílio.

Amós – Amós significa – sobrecarregado – Atuou no período assírio. Era natural da cidade de Tecoa em Israel, reinava no seu tempo Jeroboão II. Foi expulso do Reino do Norte pelos sacerdotes acusado de traidor por profetizar a queda do reino (realmente aconteceu). Dizem os estudiosos que Amós foi morto pelo filho do sacerdote Amasias com uma pedrada na têmpora.

Obadias – Obadias significa – servo de Deus – Profetizou em 589 a.C. foi contemporâneo de Jeremias e Ezequiel. Sua mensagem procurava inspirar coragem aos israelitas através da fé contra Edom (descendentes de Esaú).

Jonas – Nasceu na Galiléia. Profetizou a partir de 825 a. C. no reinado de Jeroboão II. Sua mensagem se baseia na universalidade do amor, da misericórdia e do perdão para todos aqueles que aceitam o chamado de Deus. Vemos na sua profecia também o cuidado de Deus para com o homem mandando sempre mensageiros em busca do pecador. A mensagem chama atenção para a mesquinhez humana, isto é, a salvação dada por Deus pela graça, através de Jesus, não pertence só a você. Lembre-se que a salvação de Deus em Jesus Cristo é acessível a toda criatura que o aceite como único e suficiente Salvador.

Miquéias – Quem é semelhante a Deus? – Miquéias nasceu em um povoado a sudoeste de Jerusalém chamado Moresete. Atuou no período assírio e foi contemporâneo do profeta Isaías. Trabalhou durante os reinados dos reis Jotão, Acaz e Ezequias. Sua mensagem apontava para a veracidade de religião ensinada por Deus Jeová e também a vinda do Messias como Libertador ou Redentor da humanidade.

Naum – Rico em conforto – Nasceu na cidade de Elcos na Galiléia. Estudiosos dizem que é de Cafarnaum (cidade de Naum). Atuou no reinado do rei Josias. Sua mensagem girava em torno da destruição de Niníve, capital da Assíria. Atuou em 630 a. C. mais ou menos.

Habacuque – Atuou durante o cativeiro babilônico. Joaquim era o rei de Judá. Ele dizia que os caldeus foram chamados para castigar o povo de Deus por causa da desobediência. O profeta argumenta por que os maus prosperam e dominam os bons, se é a justiça que governa o mundo? Atuou de 608 a 597 a. C.

Sofonias – Deus se esconde – Profetizou durante o cativeiro babilônico. Josias era o rei de Judá quando Sofonias começou a profetizar. Alguns estudiosos dizem que Sofonias descende do rei Ezequias, outros porém afirmam que ele descende de um homem chamado Ezequias mas não o rei de Judá.

Ageu – Profetizou atuando na reconstrução da cidade, dos muros e do Templo em 520 a. C. (24/09/ 520 a. C). Atuou em Jerusalém de 520 a 485 a. C. com o povo que regressou do cativeiro. Profetizou de 520 a 487 a. C. com o povo que regressou do cativeiro com Zorobabel de 520 a 487 a. C.

Malaquias – Meu Mensageiro – há quem diga que ele atuou em 397 a. C. porém outros estudiosos dizem que Malaquias trabalhou em 430 a. C. porque ele condena os mesmos que Esdras e Neemias condenaram. Parece que o povo já estava readaptando e esquecendo inclusive do castigo do cativeiro, pois Malquias estava chamando atenção para o cumprimento das Ordenanças de Deus.