quinta-feira, 10 de abril de 2008

Crônica 06 – Outros Livros da Bíblia

Josué – Acredita-se que foi Josué o autor do Livro, embora haja estudiosos que discordem. Josué tinha duas missões principais: ocupar a Terra Prometida e dividi-la entre as Tribos de Israel. No Êxodo Josué tinha 40 anos, com mais 40 que passou no deserto fez 80 anos de idade ao entrar em Canaã. Viveu mais 30 anos, morrendo aos 110 com a consciência tranqüila pelo dever cumprido ao lado de Moisés.

Juízes foram personagens que, depois da morte de Josué até a implantação do Reino (do século XII ao XI a.C) libertavam o povo das mãos do inimigo em ocasiões especiais. Quando uma ou algumas tribos estavam sendo hostilizadas ou atacadas pelos inimigos de Israel, todas as tribos se reuniam sob o comando de uma pessoa escolhida por Deus (Juiz). O período dos juízes durou 330 anos. O livro foi escrito (iniciado) nos primeiros anos do reinado de Saul e terminado antes do sétimo ano do reinado de Davi. O autor foi Saul ou Davi (não se tem certeza absoluta).

Rute – É uma história comovente e cheia de graça. É um drama em dois gêneros literários: narrativo e diálogo. São apenas quatro capítulos que resumimos assim: Rute acompanha a sua sogra Noemi que volta de Moabe para Belém, sua terra natal – Rute na respingadura – Rute passa a noite na eria de Boaz – As núpcias de Boaz e Rute. Da união entre eles saiu o rei Davi, o que valoriza muito este pequeno e grande Livro. Não se sabe quem foi o autor de Rute nem quando foi escrito.

Samuel – Os dois livros trata de Samuel, Saul e Davi. Suas lutas, suas vitórias e derrotas, suas fraquezas, suas virtudes e seus reinados em um período de 150 anos (de 1120 a 970 a.C).

Reis – Como o próprio nome indica, os dois livros tratam dos reis de Israel e Judá após a morte do rei Salomão. A seqüência imperial dos dois reinos foi interrompida com as invasões da Assíria e Babilônia.
Não se tem certeza quem foi o autor. Deve ter sido escrito entre 560 a.C e 538 a.C.
O Reino do Norte ou Israel durou dois séculos – de 930 a 730 a.C.
O Reino do Sul ou Judá durou quatro séculos – de 1010 a 586 a.C.
Crônicas – Trazem genealogias e atuações dos Reis de Israel e Judá. São livros paralelos aos Livros de Reis.

Esdras – Esdras era sacerdote e escriba hábil na Lei de Moisés. Subiu da Babilônia para Jerusalém com a primeira leva dos cativos para reconstruirem a cidade.

Neemias – Neemias era um judeu que estava na Babilônia. Era copeiro do rei Artaxerxes e foi enviado para reconstruir os muros de Jerusalém.

Ester – Era uma moça judia que se tornou rainha ao casar-se com o rei Assuero da Pérsia. Entendemos que aquele casamento veio da parte de Deus para proteger o Seu povo sob a dominação persa.

Jó – Este livro nos mostra que às vezes os justos sofrem sem culpa alguma, mas no final, provada a sua inocência, sua fé em Deus, sua dependência de Deus; Ele recompensa o Seu filho fiel. O objetivo da obra é mostrar a solução e o consolo para os que sofrem injustamente pelo amor a Deus. A cena ocorreu entre a Iduméia e a Arábia.

Salmos – Cânticos sagrados que os hebreus (também gregos e latinos) intitulam como hinos poéticos religiosos em forma de orações e louvores a Deus. A coleção desses hinos é conhecida como Saltério.
Distinguem-se pelos nomes dos autores: Davi, filhos de Coré, Asafe. Há no Saltério Salmos de autores anônimos.
O Saltério foi se formando aos poucos, desde 1000 a 400 a.C. No Saltério encontramos Salmos que atendem todas as circuntâncias da vida humana.

Provérbios – Sentenças filosóficas breves e conceituosas que sob forma sutil e geralmente figurada, ditam ensinamentos úteis para a vida. O rei Salomão foi o autor do Livro.

Eclesiastes – Eclesiastes significa “reunir, convocar” (reunião, convocação). O livro todo é cheio de suavae colorido de serena melancolia e profunda compaixão pelos sofrimentos humanos. Nos convoca a ter uma fé inabalável em Deus e na Sua ação no universo e na sociedade humana.
Cantares – Pequeno poema entre lírico e dramático (um idílio de amor) espiritual entre Deus e o Seu povo representados por dois persongagens (a sulamita e um jovem pastor). Chama atenção para a fidelidade que devemos ter para com Deus e desprezando o pagnismo. Deus chama a atenção de Israel para não se deixar levar pelo poderia da Assíria, Egito, Grécia com os quais Israel estava em contato quase contínuo.

Deus abençoe a todos.