sábado, 22 de março de 2008

RAUL SOARES-MG cidade adotiva


Os primeiros habitantes desta terra foram os índios Boachás, que povoavam as ricas montanhas do córrego que hoje herdou esse nome. Os Primeiros posseiros foram Domingos de Lana e Cassimiro de Lana, que aqui chegaram em 20 de janeiro de 1837, vindos de Mariana (MG). Depois que expulsaram os índios de suas terras, tomaram posse das ricas montanhas do Córrego do Boachá deixando aqui seus colonos para manter a posse das mesmas. Em 1841 venderam essas terras a Francisco Alves do Vale, que ali se fixou com sua família. Os Filhos deste, José, Jacó, Francisco e Manoel Alves do Vale, depois da morte do pai, doaram parte de suas terras ao patrimônio da capela de São Sebastião (Minas Gerais em 1925). A primitiva capela foi fundada pelo Pe. Francisco Antônio de Carvalho, que era vigário de São Pedro dos Ferros e passou a residir junto à capela que criara. Por escritura de 29 de Outubro de 1873 João Pinto de Oliveira aumentou o patrimônio, doando cinco alqueires de terras. O povoado que ali se formou, chamou-se São Sebastião do Entre Rios, pelo fato de localizar-se entre os rios Matipó e Santana. O povoado foi crescendo lentamente e, em 1902, a Câmara Municipal de Ponte Nova, criou o distrito de Rio Casca, e só em 1923 que tornou-se município recebendo o nome de Vila Matipó.
Em 1924 passou a cidade e recebeu o nome de Raul Soares, em homenagem ao então Governador do Estado, o advogado, escritor, jurista, político e professor Dr. Raul Soares de Moura, empossado em 7 de Setembro de 1922 e falecido antes do término de seu mandato devido a problemas cardíacos.
A criação do município de Raul Soares foi autorizada pela Lei Estadual nº 843 de 7 de Setembro de 1923. Já a consolidação (de município) haveria, primeiramente, de se constituir o conjunto de indivíduos para compor os poderes executivo e legislativo. Em outras palavras, constituir a Prefeitura e a Câmara de Vereadores formando, com o povo, a municipalidade desejada e criada.
Então, o novo município de Matipó foi instalado solenemente em 20 de janeiro de 1924 com a posse dos primeiros vereadores eleitos ou instalação da primeira câmara municipal, com mandato de 20 de janeiro de 1924 a 16 de maio de 1927: Joaquim Milagres Sobrinho (que presidiu a sessão inaugural, como o vereador mais votado), João Domingos da Silva, Raymundo Raphael Coelho, José Maria de Souza, Francisco Costa Abrantes, Joaquim José da Silveira e Carlos Gomes Brandão. Assumiu o governo do novo município, o vereador Raymundo Raphael Coelho, eleito presidente da câmara municipal. Naquela época não havia prefeito, cabendo ao presidente da câmara a dupla função.
Portanto, dia 20 de janeiro é o dia da independência, dia do aniversário de emancipação política e administrativa do município que em 19 de Setembro de 1924 mudou a denominação de Matipó para Raul Soares. É, também, o dia do padroeiro São Sebastião.
A cidade é sede da Industrial São Sebastião SA, fabricante das famosas ferramentas Tarza, consideradas as melhores do gênero no Brasil e exportadas para várias partes do mundo, como para os países do Mercosul, Reino Unido e Estados Unidos; também possui expressiva produção de café, que é exportado para vários países - ou seja, Raul Soares é uma cidade exportadora, em que considerável parte de sua produção industrial e agrícola é enviada, geralmente, para todo o mundo. A cidade possui um recanto natural onde vivem centenas de garças, o Paraíso das Garças, lugar de extrema beleza, um dos lugares mais belos desta cidade que honrosamente tem o nome de um dos maiores mineiros de todos os tempos - Raul Soares. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Soares)