segunda-feira, 24 de março de 2008

Crônica 1 – A Criação do Universo – Gênesis 1.1


Tem havido, ultimamente, muita especulação sobre a origem e criação do universo por parte dos cientistas e estudiosos em geral. Creio, todavia, que não há motivo para isso porque está explícito no primeiro verso da Bíblia Sagrada quem o criou, como e quando. Deus não entrou em maiores detalhes porque não há necessidade de o homem saber todos os mistérios de Deus, por enquanto.
A história da criação está muito bem explicada no primeiro livro da Bíblia, chamado Gênesis, que é o livro que trata do princípio do tempo, da matéria, do universo, da vida, da morte, do homem, da família, do pecado, da redenção...
Antes do primeiro verso da Bíblia só havia Deus. Em dado momento Ele criou o universo e o tempo através dos movimentos dos corpos celestes. Esse movimento é chamado princípio. Segundo os estudiosos, o universo foi criado há 12 bilhões de anos, 50 bilhões, 70 bilhões, mas tudo isso não passa de especulações. Ele foi criado por causa do homem, para o homem. O universo não é eterno porque não é partícula de Deus, mas o homem é.
Bíblia significa Livros, porque ela é composta de 66 livros canônicos (livros inspirados por Deus). A Bílbia é também conhecida por Escritura Sagrada, Sagradas Letras, Sagradas Escrituras, As Escrituras, Santas Escrituras, Palavra de Deus. Ela foi escrita em um período de tempo entre 1300 a 1600 anos, por 40 homens inspirados por Deus.
Os homens espirituais acreditam piamente na veracidade da Bílbia e na inspiração divina, os naturais todavia não; e sim que ela foi escrita por homens comuns por sua própria conta visando ganhar dinheiro pois religião é comércio e papel aceita tudo na visão deles.
A Bíblia é a narrativa autêntica da revelação de Deus; é a verdade que veio de Deus em Jesus Cristo para a redenção do homem; é o registro e a interpretação da auto-revelação de Deus ao homem; é a história da salvação.
Se a Bíblia não foi inspirada (soprada) por Deus, como poderia Moisés saber de coisas tão profundas, complexas e difíceis de se saber como a criação do universo, criação do homem, dilúvio e muitos outros feitos contidos no Gênesis?
A Bíblia é o livro mais lido no mundo, porém milhões de pessoas ainda não a leram. Muitas delas porque não são cristãs. Outras porque são proibidas pelos seus líderes religiosos. Outras ainda porque não têm condições de comprar um exemplar e finalmente há um grupo singular que acredita, mas não a encontra para comprar.A Bíblia é o livro do Cristianismo. Como pode o homem seguir a Jesus Cristo sem ler a Bíblia? Ela é a bússola do cristão. Sem ela não se chega ao Porto Seguro!